Natural de Coimbra, Rui Verdasca de 19 anos, cresceu em Leiria. Mas em 2020, foi na Universidade do Porto que encontrou a sua casa para os próximo anos ao escolher a licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, na variante de Português e Línguas Clássicas, da Faculdade de Letras (FLUP), influenciado pelo “prestígio que emana do seu ensino” e por um “plano de estudos que, porventura, não teria sido possível noutra universidade portuguesa.”

Do primeiro ano do curso, o estudante de 19 anos destaca “as novas amizades e a sensação de que o conhecimento não é finito”. E está no sítio certo para continuar a expandi-lo, ou não  associasse a U.Porto à palavra humanitas, aludindo aos seus três significados: humanidade, cultura e conhecimento.

Com uma média final de 18,4 valores no 1.º ano do curso, Rui Verdasca conquistou, com muito valor et labore, um lugar entre os 20 estudantes da U.Porto distinguidos com o Prémio Incentivo 2022“No mundo altamente tecnocrata em que vivemos, um estudante de Português, Latim e Grego Antigo ser reconhecido é, sem dúvida, um sinal de esperança”, remata.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

O prestígio que emana do seu ensino e a conjugação de circunstâncias favoráveis, para mim, num plano de estudos que, porventura, não teria sido possível noutra universidade portuguesa.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Uma vez que o primeiro ano foi assolado com a pandemia, não creio poder discorrer muito sobre a experiência universitária desse ano letivo. O ensino à distância de modo algum substitui o ensino presencial. No entanto, destaco as novas amizades e a sensação de que o conhecimento não é finito.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Uma menor burocratização dos processos que permitem a que um aluno possa inscrever-se em outras unidades curriculares de outros cursos e de outras faculdades.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

No mundo altamente tecnocrata em que vivemos, um estudante de Português, Latim e Grego Antigo ser reconhecido com um prémio da Universidade do Porto é, sem dúvida, um sinal de esperança.

– Quais são os teus planos para o futuro?

Continuar a aprender e a investigar sobre os fenómenos culturais, literários e artísticos.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Humanitas