Rui Nunes lidera o grupo de investigação ManEthics, no CINTESIS

Rui Nunes, investigador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, vai lançar o seu mais recente livro, intitulado “Ensaios em Bioética”, numa sessão pública agendada para o próximo dia 13 de setembro, pelas 18h00, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto.

A apresentação da obra estará a cargo do bastonário da Ordem dos Advogados, Guilherme Figueiredo. O Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, presidirá à sessão, que conta com o apoio do CINTESIS. São também esperadas as presenças de Maria Amélia Ferreira, diretora da FMUP, e de Guilhermina Rêgo, docente da FMUP e investigadora do CINTESIS.

“Ensaios em Bioética” é uma coletânea de textos sobre “temas nucleares e estruturantes de uma Bioética plural e secular” tratados por Rui Nunes ao longo de duas décadas de trabalho como professor universitário e investigador, sendo o reflexo de um percurso académico, social e de política legislativa em Portugal e no Brasil.

Dividido em duas grandes secções – “Bioética e Ética Médica” e “Bioética e Sociedade”, o livro reflete a visão do autor em áreas como o consentimento informado, a transplantação de órgãos, a telemedicina e os sistemas de informação na saúde, os ensaios clínicos e os comités de ética, a identidade de género e as bases de dados genéticos, entre outras.

De acordo com Rui Nunes, mais do que expor conceitos teóricos sobre os temas abordados, este livro faz “a translação da teoria para a prática”, mostrando como os valores universais podem e devem ancorar as relações humanas e a prática profissional.

Em segundo lugar, esta obra representa “o corolário de uma década de parceria estratégica com o Conselho Federal de Medicina (CFM) do Brasil”, presidido por Carlos Vital, no âmbito do Programa Doutoral em Bioética da FMUP, com o apoio do CINTESIS.

Rui Nunes salienta que este é, sem dúvida, o maior Doutoramento em Bioética a nível mundial, somando já cerca de 200 estudantes inscritos, e que este livro deverá constituir-se como uma importante “ferramenta de ensino” para os futuros alunos.

Em terceiro lugar, o mais recente livro de Rui Nunes é uma espécie de “embrião” de uma trajetória de afirmação de “uma verdadeira Bioética para a Lusofonia”. A publicação coincide, de resto, com a criação de uma nova Divisão (Portuguese Language Countries Division), no seio da Cátedra em Bioética da UNESCO, onde estão representados todos os países de língua portuguesa.

Rui Nunes é investigador principal do Grupo de Investigação ManEthics – Healthcare Management & Ethics, do CINTESIS. Licenciado em Medicina, obteve o Grau de Doutor em Medicina em 1996, tendo sido o primeiro doutorado em todo o espaço lusófono na área da Bioética. É presidente da Associação Portuguesa de Bioética, da qual é fundador, e integra o Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde da FMUP (MEDCIDS), na qualidade de Professor Catedrático. É o atual Presidente do Research Department of the International Network of the UNESCO Chair in Bioethics. Publicou 25 livros sobre temas relacionados com Bioética, Saúde e Cultura e recebeu vários prémios durante a sua carreira, entre os quais o Prémio Nacional de Bioética.