(notícia atualizada a 30/10/2021)

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Amazonas decidiu, por unanimidade, conceder o título de Doutor Honoris Causa a Rui Garcia, docente do Gabinete de Sociologia do Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

Para a atribuição de honrosa distinção académica, a Universidade do Estado do Amazonas salienta o contributo decisivo do professor da FADEUP no desenvolvimento científico, pedagógico e didático daquela instituição brasileira, no qual se destaca a participação do distinguido no processo de criação de um curso superior de Educação Física numa comunidade indígena, evento ímpar a nível mundial.

Nas palavras do homenageado, a atribuição deste título Honoris Causa traduz-se no “reconhecimento quer das Ciências do Desporto por parte da comunidade universitária, quer da Universidade do Porto e da Faculdade de Desporto no panorama internacional”.

Rui Manuel Proença Garcia é Professor Catedrático da FADEUP, instituição onde começou a lecionar em 1987 e na qual foi Presidente do Conselho Pedagógico em três mandatos. Atualmente o seu trabalho centra-se na área da antropologia do desporto.

A cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa a Rui Garcia vai decorrer no dia 9 de dezembro.