“Otimização, um modelo para a inovação” é o mote da Última Aula que Romualdo Salcedo vai proferir no próximo dia 6 de maio, às 17h00, no Auditório da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), assinalando desta forma a jubilação do Professor Catedrático aposentado do departamento de Engenharia Química da FEUP.

Natural do Porto, Romualdo Salcedo (1953) é licenciado em Engenharia Química pela Universidade do Porto (1975), tendo concluído posteriormente o mestrado(1977) e o doutoramento(1981) na Universidade McGill, Montreal, Canadá. Regressaria à FEUP em 1982 para iniciar uma carreira de docente – professor catedrático desde 2003 – que se estenderia até 2020, ano em que se aposentou.

Os seus interesses de investigação cedo envolveram desenvolvimento de técnicas e algoritmos de optimização numérica para procura do ótimo global, e na sua aplicação ao projeto otimizado de separadores gás-sólido, em particular para a captura de partículas muito finas usando ciclones.

Romualdo Salcedo é também o co-fundador e CTO da Advanced Cyclone Systems SA, uma empresa criada em 2008 e que se dedica à conceção, engenharia, produção e instalação de sistemas de separação gás-sólido baseados em ciclones para todo o mundo. É ainda o inventor dos sistemas Hurricane®eReCyclone®, com as quais conquistou quatro patentes internacionais concedidas.

Nesta sua última lição, Romualdo Salcedo vai focar-se na área da otimização, uma área da matemática que pode conduzir a desenvolvimentos de sucesso, ultrapassando em muito a utilidade da utilização de métodos empíricos. Mas para se otimizar seja o que for, é preciso primeiro obter uma simulação do processo. Em Engenharia Química há essencialmente dois tipos de simuladores: caixa preta ou orientados por equações. Os primeiros são muito populares pois não requerem profundos conhecimentos das relações matemáticas descritivas do processo, os segundos são mais trabalhosos pois requerem que o utilizador encontre as equações pertinentes e que consiga resolver, apresentando, no entanto, uma maior facilidade na convergência.

Nos problemas de otimização de processos químicos, em que há mais variáveis do que equações, consegue-se aproveitar estes graus de liberdade para tornar a simulação muito mais eficaz na resolução do sistema de equações (usualmente não linear).

Assim nasceu o SIMOP (Simulation for Optimization), ainda utilizado nas aulas de uma disciplina de processos do 4º ano de Engenharia Química (LEQ, MIEQ, MEQ), a que Romualdo Salcedo esteve ligado durante décadas. Para isso são utilizados otimizadores estocásticos desenvolvidos no Departamento de Engenharia Química, que embora sejam mais lentos são muito mais robustos na resolução de problemas de difícil convergência, assim como na obtenção do ótimo global devido à presença de ótimos locais.

Estas metodologias podem ainda ser aplicadas em inúmeros casos relacionados com o ambiente, por exemplo, no projeto de despoeiradores, conseguindo-se quer soluções mais económicas (no caso dos electrofiltros), quer soluções muito mais eficientes (caso dos ciclones) na separação gás-sólido. Foi daqui que surgiu a Advanced Cyclone Systems SA, uma spin-off da FEUP que utiliza desde 2009 ferramentas de simulação e otimização para desenvolver ciclones e implementar soluções industriais quer para controlo de emissões, quer para recuperação de produto, tendo já implementado mais de 380 projetos em 37 países.