kanna_300x200

Kanna Rajan é professor adjunto na Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega e antigo cientista do Centro de Investigação da NASA Ames.

Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto recebe no próximo dia 20 de maio mais uma sessão do ciclo de palestras “Oceans Distinguished Lecture Series”, promovido pela U.Porto. A sessão terá como tema “Advancing Autonomous Operations: From Outer to Inner Space” e será proferida por Kanna Rajan, professor adjunto na Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega e antigo cientista do NASA Ames Research Center (ARC), na Califórnia, onde liderou a investigação MAPGNE, reconhecida pela NASA com diversos prémios.

Para combater as limitações das plataformas robóticas no ambiente oceânico, a equipa de Kanna Rajan implementou técnicas de comando para veículos autónomos subaquáticos (AUVs), um trabalho que dá continuidade aos esforços de pesquisa da NASA para comandar sondas espaciais e robôs em Marte.

Nesta palestra, Kanna Rajan vai expor os desafios e enumerar as diferenças de trabalhar num ambiente subaquático hostil, motivando a arquitetura de autonomia utilizada em AUVs e, mais recentemente, em veículos aéreos não tripulados (UAVs), para dupla utilização em exploração e vigilância.

Focadas nas questões ligadas ao mar, as “Oceans Distinguished Lecture Series” tiveram a sua primeira edição em maio de 2015, com uma palestra liderada pelo oceanógrafo norte-americano John R. Delaney. As diferentes sessões procuram constituir-se como uma referência na discussão das matérias relativas aos desafios e oportunidades que se colocam no campo dos oceanos no plano nacional.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.