A equipa FC Portugal, composta pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto (LIACC/U.Porto), sediado na Faculdade de Engenharia (FEUP), e pelo Instituto de Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA/UAveiro), acaba de sagrar-se campeã do mundo no RoboCup 2022, a competição de robótica que decorreu em Banguecoque, na Tailândia, entre os dias 13 e 17 de julho.

A histórica vitória foi alcançada na liga de Simulação 3D, após o triunfo por 6-1 frente à equipa alemã magmaOffenburg, resultado que espelha bem o domínio da equipa FC Portugal, cujo historial incluía já dois terceiros lugares – em 2016 e 2018 – na competição.

A prestação dos robôs portugueses na competição permitiu ainda interromper um ciclo vitorioso dos EUA que durava há vários anos:  84 golos e só 2 sofridos, numa prova em que participaram 10 equipas provenientes da Alemanha, Brasil, China, EUA, França e India.

A equipa FC Portugal venceu a competição de Simulação 3D do RoboCup 2022 depois de dois terceiros lugares em 2016 e 2018. (Imagem DR)

O RoboCup é a mais importante competição mundial de robôs e tem como objetivo principal promover a investigação e desenvolvimento em Robótica e em Inteligência Artificial. O desafio é que universidades de todo o mundo possam testar os seus limites a partir de uma competição de futebol robótico com robôs domésticos e industriais ou então simulando missões de socorro e salvamento sempre com robôs.

O RoboCup teve a sua estreia em 1997 em Nagoia, Japão, e acontece anualmente em vários países e continentes. No caso do futebol robótico, o grande objetivo é que em 2050 exista uma equipa de robôs humanoides que possa defrontar a seleção campeã do mundo de futebol desse ano.

Além das competições, o RoboCup inclui ainda uma conferência científica designada RoboCup Symposium, que este ano contou com a organização de Nuno Lau, Professor da Universidade de Aveiro, e um dos membros da equipa FC Portugal.

A próxima edição do RoboCup vai decorrer em Bordéus, França, em julho de 2023, potenciando assim uma participação de equipas portuguesas muito mais numerosa.

A participação portuguesa

A equipa FC Portugal é um projeto conjunto das universidades do Porto e Aveiro, que usa as competições de futebol robótico do RoboCup para desenvolver investigação em Coordenação de Equipas de Robôs e Aprendizagem Computacional para Robôs e Equipas de Robôs. A equipa, este ano, foi composta por Miguel Abreu (estudante do Programa Doutoral em Engenharia Informática da FEUP e investigador do LIACC), Nuno Lau (Universidade de Aveiro/IEETA) e Luís Paulo Reis (FEUP/LIACC), embora outros estudantes das Universidades do Porto e Aveiro tenham também colaborado no seu desenvolvimento.

A equipa FC Portugal é baseada em comportamentos desenvolvidos usando inteligência artificial, nomeadamente aprendizagem por reforço e usa técnicas multiagente para a coordenação da equipa. A segurança e robustez do jogo de equipa é potenciado por uma movimentação em campo rápida e omnidirecional (os robôs humanoides podem andar em todas as direções) e por uma manipulação de bola de excelente qualidade (drible e chuto) que surpreendeu todas as equipas.

(Foto: DR)

Esta foi a primeira vitória de uma equipa portuguesa numa competição principal do RoboCup desde a vitória da equipa CAMBADA, da Universidade de Aveiro, em 2008, na Liga de Robôs Médios.