O UV-C Robot, robô criado no INESC TEC e agora licenciado à empresa DCSI PRO – Fernando Ferro & Irmão, S.A. foi apresentado publicamente no aeroporto Francisco Sá Carneiro no passado dia 10 de dezembro. O UV-C Robot faz a higienização autónoma a 360° de espaços fechados através de radiação ultravioleta C, eliminando eficazmente todas as bactérias e vírus, incluindo o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.

Este robô começou a ser desenvolvido em maio e foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito da iniciativa Research 4 COVID-19. Inicialmente designada por RADAR – Robô Autónomo para Desinfeção em Ambiente Hospitalar, esta tecnologia permite uma abrangência alargada, estando capacitada para assegurar a desinfeção de espaços em unidades hospitalares, aeroportos e empresas.

Durante o processo de desinfeção, o UV-C Robot permanece imóvel e através da leitura térmica deteta as pessoas, estejam elas em movimento ou paradas. Ao detetar a presença de pessoas no espaço, o robô desliga as lâmpadas UV-C.

O robô pode deslocar-se a uma velocidade de 1.35 m/s entre os diversos locais programados a desinfetar. Além disso, para uma utilização otimizada do dispositivo, o robô permite selecionar as superfícies a desinfetar.

O UV-C Robot faz a higienização autónoma a 360° de espaços fechados através de radiação ultravioleta C. (Foto: DCSI PRO – Fernando Ferro & Irmão)

Apresentação pública no aeroporto do Porto

O evento de apresentação do UV-C Robot reuniu um leque de oradores para apresentar as funcionalidades e aplicabilidade deste robô inovador. Atendendo às contingências atuais decorrentes da pandemia de COVID-19, o evento foi transmitido via streaming.

Com moderação de Carla Silva, da Direção de Comunicação da ANA – Aeroportos de Portugal, o evento contou com a participação de Fernando Vieira, Diretor do Aeroporto Sá Carneiro, Fernando Ferro, CEO da DCSI PRO, José Lima, Investigador do INESC TEC e Professor do IPB, Luís Riquito, do Departamento de Automação da DCSI Pro, e Aaron Beeson, Diretor de Inovação da ANA – Aeroportos de Portugal, que se juntou virtualmente a este diálogo.

Além das características do robô já referidas, a autonomia foi um dos temas que originou algumas questões durante este evento. A este propósito José Lima esclareceu que não só o equipamento se caracteriza por uma instalação fácil, mas também a operação de carregamento é simples e autónoma. Quanto a números, num cenário que inclua lâmpadas UV-C 600W, o UV-C Robot tem uma autonomia de duas horas.

Esta iniciativa 100% nacional e empreendedora traz para o mercado um equipamento que poderá ser um instrumento essencial para a retoma mais segura da atividade comercial, contribuindo para um maior sentimento de segurança para todos os que circulam nos mais distintos espaços.