Objeto em destaque na sessão: Duplicador, Red Seal, Remington

“A Riqueza das Nações” é o tema da quinta sessão do ciclo de palestras ‘Materialidades da Polytechnica’, que decorre no dia 2 de outubro, às 18h00, no Auditório do Instituto de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP).

Esta sessão refere-se ao período de 1880 a 1890, altura em que por força da lei do decreto de dezembro de 1886, é aprovado um plano de organização do ensino Industrial e Comercial em Portugal, assim como as bases teóricas do ensino industrial e comercial no nosso país. É o edifício da Academia Politécnica do Porto que acolhe o recém criado Instituto Industrial e Comercial do Porto.

Carlos Tavares, atual presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e Ana Bandeira, diretora da Licenciatura em Contabilidade e Administração e do Mestrado em Contabilidade e Finanças do ISCAP são os oradores convidados desta sessão, cujo  testemunho material escolhido para ilustrar é o copiador Duplicator Red Seal, fabricado por Chartres Proprietary Ltd., atualmente propriedade do ISCAP.

A entrada é livre e gratuita.

 

Esta iniciativa está integrada num ciclo alargado de sessões comemorativas dos 180 anos da criação da Academia Politécnica do Porto,  que decorrem às quartas-feiras, ao longo dos meses de junho, julho, outubro, novembro e dezembro, altura do fecho das comemorações. O ciclo será dedicado aos acervos dos Museus de História Natural e Ciência da U.Porto, da FEUP, do ISEP, do ISCAP, e ainda do Arquivo e Fundo Antigo da Reitoria da U.Porto.

O programa completo da iniciativa pode ser consultado aqui.