ribeiro de faria_300x200“Prof. Doutor Ribeiro de Faria como Penalista” é o título da sessão de homenagem à Figura Eminente da Universidade do Porto 2016 que, dia 10 de outubro, vai decorrer no Salão Nobre da Faculdade de Direito da U.Porto (FDUP).

Com início previsto para as 14h30, a sessão será moderada por António Manuel de Almeida Costa e contará com a intervenção do Presidente do Tribunal Constitucional e Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Manuel da Costa Andrade que se debruçará sobre “As novas tecnologias e os desafios ao processo penal”. A “prata da casa” será representada através das intervenções de Sandra Oliveira e Silva e André Lamas Leite, docentes da FDUP.

Licenciado e doutorado, com distinção e louvor, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Jorge Leite Areias Ribeiro de Faria (Póvoa de Lanhoso, 1931 – Porto, 2008) iniciou a sua carreira académica em 1960, na Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), onde lecionou durante mais de quatro décadas, aí integrando o Conselho Científico e assumindo durante muitos anos o cargo de Professor-Coordenador do grupo de Direito. Em 1994, foi nomeado membro da Comissão Instaladora da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, de que, juntamente com Cândido da Agra, é reconhecido como um dos pais fundadores.

Em 2005 foi atribuído a Ribeiro de Faria o título de Professor Emérito da Universidade do Porto, a que se junta a presente homenagem como Figura Eminente, numa organização conjunta da Reitoria da Universidade do Porto e da sua Faculdade de Direito.

A 16 de novembro, a FDUP irá apresentar a sessão “Prof. Doutor Ribeiro de Faria como Académico e como Homem de Cultura”, que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Também a Faculdade de Economia irá acolher um encontro inspirado pelo mote “Prof. Doutor Ribeiro de Faria e o ensino do Direito na Faculdade de Economia” (30 de novembro).

O ciclo comemorativo concluir-se-á com a sessão de encerramento a ocorrer no Salão Nobre do Edifício Histórico da Reitoria da U. Porto, no dia 14 dezembro de 2016.