Haik Nikogosian, representante da Organização Mundial de Saúde

Haik Nikogosian, representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) e especialista de renome internacional em saúde pública, será o primeiro convidado das U.Talks – iniciativa promovida pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP).

Durante a intervenção, agendada para a próxima quarta-feira, 22 de novembro, às 14h30, no Centro de Investigação Médica da FMUP, Haik Nikogosian abordará não só o papel e a missão da OMS na sociedade, mas, também, as oportunidades que a investigação pode oferecer aos futuros profissionais de saúde.

“A principal missão das U.Talks é aproximar os estudantes da Universidade do Porto de organizações que, à partida, são difíceis de contactar. Assim, queremos criar momentos que permitem aos estudantes ficar a conhecer as diferentes oportunidades que existem dentro e fora de Portugal.”, explica Miguel Macedo, fundador das U.Talks e membro da direção da AEFMUP. “Decidimos dedicar esta primeira sessão à saúde pública e, como tal, a OMS foi a escolha óbvia, até porque se trata da autoridade máxima no que diz respeito a este tópico.”, acrescenta o estudante.

Tonic: uma ‘App’ para facilitar a conversa entre médicos

Além da intervenção do representante da Organização Mundial de Saúde, a primeira edição das U.Talks contará com a apresentação de uma aplicação móvel desenvolvida por estudantes e docentes da Faculdade de Medicina da U.Porto. A Tonic App destina-se, essencialmente, a facilitar a tornar mais eficiente e segura o diálogo entre médicos. Através da aplicação – gratuita e disponível para Android e iOS – os utilizadores podem partilhar informações sobre os seus pacientes com outros colegas e, assim, acelerar e confirmar diagnósticos.