Repair Café FEUP: dar uma segunda oportunidade aos objetos usados

Durante a priemira edição do FEUP Repair Café , foram reparados 10 kg de equipamentos elétricos e eletrónicos e ainda três bicicletas. (Foto: Manuel Fontes)

“Dar uma segunda vida aos objetos do nosso quotidiano, aumentar o seu tempo de vida e evitar a produção desnecessária de resíduos. Como? Através da sua reparação!” Foi este o grande objetivo da primeira edição do Repair Café FEUP, iniciativa que nasce de uma parceria entre a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e a LIPOR, com o apoio da Associação ‘O meu lugar no mundo’ e que teve lugar no passado dia 22 de maio.

Organizada pelo Comissariado para a Sustentabilidade da FEUP em colaboração com a LIPOR e promovida pela rede CREW – Centros de Recuperação de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, esta tarde de reparações contou com a participação de estudantes, colaboradores e professores da faculdade que conciliaram forças e competências técnicas e, voluntariamente, ajudaram outros elementos da comunidade a reparar os seus pequenos eletrodomésticos, consumíveis informáticos e eletrónicos e bicicletas.

No final do dia foi possível reparar 10 kg de equipamentos elétricos e eletrónicos e três bicicletas, o que fez despertar e sensibilizar a comunidade para o facto de ser possível dar uma nova vida aos equipamentos, em vez de os inutilizar. O Repair Café FEUP foi ainda uma excelente oportunidade para a partilha de conhecimento e para a promoção da Economia Circular.

Ana Carla Madeira, responsável pelo Comissariado para a Sustentabilidade da FEUP, reforça a importância deste tipo de iniciativas: “através do Repair Café pretendeu-se alertar a comunidade FEUP para a importância da reparação dos objetos, diminuindo-se a quantidade de resíduos produzidos e contribuindo-se para o desenvolvimento sustentável”.

A data do próximo Repair Café@FEUP será anunciada brevemente.