O Conselho Geral da Universidade do Porto vai reunir no próximo dia 6 de maio, sexta-feira, para eleger o Reitor da instituição para o mandato 2022-2026.

A decisão vai ser anunciada uma semana após as audições públicas aos quatro candidatos, realizadas esta sexta-feira, dia 29 de abril, no Salão Nobre da Reitoria.

Nestas audições, João Falcão e Cunha, Anand Agrawal, António de Sousa Pereira e Altamiro da Costa Pereira tiveram 30 minutos para apresentar o seu currículo e programa de ação, a que se seguiu um período de uma hora para questões dos membros do Conselho Geral.

As gravações vídeo de cada uma das apresentações encontram-se publicadas no canal de YouTube da Universidade do Porto.

Continuam igualmente disponíveis para consulta pública os currículos e programas de ação entregues por cada um dos candidatos.

Como é feita a eleição?

O ato eleitoral realiza-se por escrutínio em voto secreto entre os 23 membros do Conselho Geral em funções (12 professores e investigadores, quatro estudantes, um funcionário não docente e não investigador e seis personalidades externas cooptadas).

O candidato que obtiver mais de metade dos votos dos membros presentes será o eleito. Se nenhum candidato o obtiver, será realizado uma segunda volta do sufrágio entre os dois candidatos mais votados.

Caso o segundo sufrágio seja inconclusivo, procede-se a um terceiro, sendo eleito o candidato que obtiver o maior número de votos dos membros presentes.

Após o anúncio do vencedor, o resultado da eleição estará ainda sujeito a homologação por parte do Conselho de Curadores da U.Porto.

Sobre os candidatos

Altamiro da Costa Pereira, Anand Agrawal, António de Sousa Pereira e João Falcão e Cunha são os quatro candidatos a Reitor da U.Porto. (Foto: DR)

Altamiro da Costa Pereira é diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e coordenador científico do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS). Licenciado e mestre em Medicina pela FMUP e doutorado pela Universidade de Dundee (Escócia), tem desenvolvido a sua atividade, em instituições nacionais e estrangeiras, nas áreas de epidemiologia, informática médica e investigação clínica. É Professor Catedrático da FMUP desde 2002, tendo sido eleito diretor daquela faculdade em 2018.

Anand Agrawal, natural da Índia, é atualmente Reitor da BlueCrest University College do Gana. Licenciado em Zoologia pelo Hansraj College (Índia), mestre em Marketing pela Universidade Jai Narain Vyas (Índia) e doutorado em Gestão pela ICFAI University (Índia)foi docente e gestor universitário em diversas instituições do Sudeste Asiático, Médio Oriente e África. Tem desenvolvido, ainda, investigação científica nas áreas de Marketing, Liderança e Gestão do Ensino Superior.

António de Sousa Pereira é o atual Reitor da Universidade do Porto, candidatando-se para um segundo mandato. Licenciado, mestre e doutorado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da U.Porto (ICBAS), faculdade onde desenvolveu toda a sua carreira académica, tendo atingido a categoria de Professor Catedrático em 2002. Em 2004 foi eleito diretor do ICBAS, cargo que desempenhou durante 14 anos, até à sua eleição como Reitor da Universidade do Porto em 2018. É Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) desde 2020.

João Falcão e Cunha é diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desde 2014. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FEUP, mestre em Investigação Operacional pela Universidade de Cranfield (Inglaterra) e doutorado em Ciências da Computação pelo Imperial College LondonProfessor Catedrático do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial é, também, investigador integrado no INESC TEC, tendo desenvolvido trabalho experimental e teórico em Engenharia Informática e Sistemas de Informação.

Os programas de ação de cada um dos candidatos podem ser consultados aqui.