O Reitor da Universidade do Porto foi homenageado pela Câmara Municipal de Paredes com a Medalha de Ouro do Município. Sendo descendente de três antigos presidentes da câmara de Paredes, Sebastião Feyo de Azevedo tem uma “relação umbilical muito forte com o concelho”, afirmou o presidente da autarquia, Celso Ferreira. Já o Reitor afirmou estar satisfeito “por receber esta distinção sob o olhar doce do avô”, cujo quadro figura no salão nobre da autarquia.

Reitor recebe Medalha de Ouro do Município de Paredes

Sebastião Feyo de Azevedo recebeu a distinção das mãos de Celso Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paredes. (Foto: DR)

“Vivi na Casa de Cepêda, vi muitos jogos de hóquei no Parque José Guilherme e nadei no rio Sousa”, apontou o Reitor da Universidade do Porto, destacando ainda que tem procurado promover a ligação entre o ensino e a sociedade. “Temos desenvolvido alguns projetos e Paredes tem em carteira ideias boas para o futuro”.

Durante a cerimónia, que se realizou no dia 18 de julho, foram ainda distinguidos António Ferreira, natural de Paredes,  médico licenciado e doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde é docente, e Eurico Castro Alves, também licenciado em Medicina pela FMUP, atualmente professor e regente do Curso de Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. O Presidente da autarquia distinguiu também o Coronel de Cavalaria João Mariz dos Santos, José Manuel Nunes Liberato, ex-Chefe da Casa Civil do Presidente da República, e Manuel Costa, que presidiu à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lordelo durante 11 anos.

São personalidades “que honram, orgulham e acrescentam valor ao concelho de Paredes”, sublinhou o presidente da autarquia. “Esta cerimónia visa tornar-vos um exemplo e demonstrar que não esquecemos as pessoas importantes para este território”, acrescentou Celso Ferreira.

Nos últimos anos, a Câmara Municipal de Paredes tem vindo a distinguir, no seu feriado municipal, um conjunto de personalidades, empresas e instituições “que, pelo seu desempenho nas respectivas áreas de intervenção, contribuíram decisivamente para o desenvolvimento e dignificação do concelho”.