Faltou a música. Faltou a azáfama junto aos Leões da Praça Gomes Teixeira. Faltaram as cores das faculdades. E faltou a presença dos principais protagonistas. Mas, mesmo à distância, não faltaram palavras de incentivo e de esperança – este ano ainda mais vincadas – na tradicional sessão de Boas-Vindas da Universidade e da Cidade aos Novos Estudantes da U.Porto, realizada esta quinta-feira, em formato totalmente online, devido à pandemia da Covid-19.

“A receção aos novos estudantes é todos os anos uma grande festa. Este ano não a podemos fazer, mas é importante que se continue a celebrar esta data”, destacou o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, na intervenção que “abriu” a sessão.

Começando por saudar os novos estudantes “pelo mérito de terem conseguido cá chegar”, o autarca não poupou nos elogios à U.Porto, referindo mesmo que “a Universidade é o instrumento mais importante que a cidade tem”.

“A cidade vai acompanhar o vosso trabalho, a vossa alegria e a vossa presença nas ruas”, prometeu ainda Rui Moreira, deixando uma garantia aos novos habitantes da Invicta: “Têm no município um ambiente propício para poderem levar a cabo esta fase tão importante nas vossas carreiras”.

“Usufruam da Universidade!”

Foi também “de braços abertos” que o Reitor da U.Porto deu as boas-vindas aos novos estudantes da instituição. No discurso que, em circunstâncias normais, fecharia a sessão de receção, António de Sousa Pereira vincou que, “para a Universidade, é um prazer receber os melhores estudantes do país“.

Mas porque “viver a vida universitária não é só estudar”, o Reitor deixou a receita: “Usufruam da Universidade! Aproveitem para adquirir competências., enriqueçam-se culturalmente, convivam com os vosso colegas… Para que, no final, possam ter sucesso e possam recordar os tempos que aqui passaram com saudade e alegria”.

Em tempos de pandemia, António de Sousa Pereira não deixou também de lembrar que “circunstâncias em que vai decorrer este ano serão diferentes do habitual”. Ainda assim, mostrou-se “convicto” que, da parte dos estudantes, “haverá um cumprimento rigoroso das medidas que a todos são exigidas”.

“Estão seguros na Universidade”

O momento de “muita incerteza em que todos vivemos” não passou igualmente ao lado da intervenção do Presidente da Federação Académica do Porto (FAP). “Podemos estar menos seguros de como será o nosso futuro, mas quero deixar-vos uma palavra de alento e de segurança. Estão seguros na Universidade e na academia do Porto”, garantiu Marcos Alves Teixeira.

O líder da FAP aproveitou para deixar várias mensagens aos novos estudantes. “A primeira, de solidariedade para com todas todas as sensações [de alegria, de euforia, mas também de incerteza] que estão a sentir neste momento”. Mas também “uma mensagem de força, para enfrentaram todas as adversidades” e, por último, “uma mensagem de energia e de coragem”. Afinal, “estudar foi a melhor escolha que fizeram!”, rematou Marcos Alves Teixeira. E a de estudar na U.Porto não ficou atrás: “Será a melhor experiência das vossas vidas!”

O programa de receção dos Novos Estudantes 2020/2021 encerra esta sexta-feira, 2 de outubro, com a realização da Feira das Associações e Grupos da U.Porto. A decorrer ao longo de todo o dia, esta será a ocasião ideal para conhecer as diferentes associações de estudantes, mas também outros grupos e e iniciativas estudantis existentes na Universidade.

À semelhança dos anos anteriores, os estudantes matriculados pela primeira vez no primeiro ano dos diferentes cursos da U.Porto vão ter ainda a oportunidade de receber um kit de boas-vindas à Universidade. A entrega dos kits vai decorrer, presencialmente, de 12 a 23 de outubro (das 10 às 12h30 e das 14h00 às 18h30) no edifício da Reitoria (entrada pela Praça Parada Leitão, em frente ao café “Piolho”). Para receber o kit, o estudante deverá apresentar o respetivo voucher online.

Mais informações em  wwup.pt/welcome.