Maria Alexandra Martins | Melhores Gestores de Pessoas 2015

Maria Alexandra Martins, Diretora do Serviço de Recursos Humanos da U.Porto, integra o ranking das Melhores Gestores de Pessoas 2015. (Foto: DR)

O trabalho desenvolvido pela Universidade do Porto ao nível da gestão dos seus recursos humanos foi reconhecido recentemente em duas situações distintas: no Congresso INA, em que o programa Mobilidade de Trabalhadores da Universidade do Porto foi nomeado num conjunto de boas práticas levadas a cabo na Administração Pública em Portugal; e a edição 2015 dos Melhores Gestores de Pessoas, na qual Maria Alexandra Martins, Diretora do Serviço de Recursos Humanos (SRH) da U.Porto, conquistou o 2.º lugar na categoria de Melhor Diretor de Recursos Humanos.

Promovido pela consultora Tema Central, em parceria com a Qmetrics, o ranking das Melhores Gestores de Pessoas é uma iniciativa anual que tem como objetivo premiar os melhores gestores de pessoas a nível nacional. Para o efeito, os candidatos são avaliados pelas suas equipas através de um questionário online em que são avaliadas as suas competências de liderança.

Licenciada em Direito, pela Universidade Católica Portuguesa, onde concluiu a parte curricular do Curso de Mestrado e Doutoramento em Direito Público, Maria Alexandra Martins iniciou a sua atividade na U.Porto em 2003, como jurista, tendo trabalhado como responsável pelos serviços administrativos da Faculdade de Belas Artes. Em 2013, assumiu funções como diretora do Serviço de Recursos Humanos, sendo ainda vogal do conselho executivo do Centro de Recursos e Serviços Comuns da Universidade do Porto (SPUP).

A entrega de prémios aos Melhores Gestores de Pessoas 2015 teve lugar a 10 de novembro, no Altis Grand Hotel, em Lisboa, num evento que teve como orador convidado o investigador e professor da Universidade do Porto, Alexandre Quintanilha.

Já no dia 12 de novembro, a U.Porto voltou a estar em foco, desta vez no Congresso INA, um evento promovido pela Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas que reuniu em Lisboa representantes dos diferentes organismos da Administração Pública nacionais.  Na ocasião, a U.Porto, através dos SPUP, foi referenciada num Showcasing de Boas Práticas de Valorização das Pessoas, pelas políticas que tem vindo a implementar no domínio da mobilidade interna.

No total, foram as 121 boas práticas apresentadas por 55 entidades da Administração Pública em cinco categorias. A U.Porto foi destacada na categoria “Gerir a Mudança e Desenvolver a Confiança”.