A investigadora Raquel Seruca, líder do grupo «Epithelial Interactions in Cancer» do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) e vice-presidente do Ipatimup, foi distinguida esta quarta-feira com o Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras de Ciência 2021 pelo trabalho de coordenação da candidatura do i3S, no âmbito do consórcio Porto Comprehensive Cancer Centre (P.CCC), aos fundos do Norte 2020. A verba obtida destina-se a aproximar a investigação e a prática clínica em benefício dos doentes oncológicos.

O financiamento, superior a 15 milhões de euros, permitirá ao Porto Comprehensive Cancer Center (P.CCC), um consórcio que junta o Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto) e o i3S, implementar o projeto de investigação “TeamUp4Cancer”, ao longo dos próximos dois anos.

Mais concretamente, os investigadores envolvidos vão procurar desenvolver modelos experimentais in vitro para auxiliar no tratamento do doente, validar e explorar novos biomarcadores em tecidos tumorais, sangue e outras amostras de tecidos e acelerar estudos pré-clínicos, facilitando a transição para os estudos clínicos de fase inicial.

“É a primeira vez em Portugal que vamos poder cumprir todo o ciclo que vai desde a identificação dos mecanismos alterados nas células tumorais até aos ensaios clínicos baseados no conhecimento profundo dos processos moleculares e celulares subjacentes à doença. É uma oportunidade única para fazer ciência com impacto clínico nos doentes com cancro», explicou na altura Raquel Seruca.

Sobre Raquel Seruca

Raquel Seruca adora o que faz e, sobretudo, tem muito orgulho nas pessoas com quem trabalha. “A minha equipa é fantástica”, diz repetidas vezes. Na publicação «Mulheres na Ciência», lançado pela Ciência Viva, a investigadora escreveu sobre o que a Ciência representa na sua vida: «Ocupa o meu espaço real e imaginário, transforma todos os dias numa viagem sem tempo e dá a cada um deles um sabor colorido. A Ciência permitiu-me encontrar gente que me faz feliz e ajuda-me a honrar o acaso dos momentos.»

Licenciada e doutorada pela FMUP, Raquel Seruca foi bolseira de investigação no Departamento de Genética Humana da Universidade de Groningen, Holanda, antes de iniciar o doutoramento com o patologista Manuel Sobrinho Simões. A investigadora tem mais de 260 artigos científicos publicados, tendo publicado nas mais prestigiadas revistas científicas, como o Journal of New England, a Lancet Oncology ou a Human Molecular Genetics.

Para além de ter sido galardoada diversas vezes pela Sociedade Portuguesa de Genética Humana, conquistou o prémio Benjamin Castelman Award USCAP, em 2001 e em 2012, o Prémio Labmed em 2002 e 2003, e recebeu a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em 2009. Em 2014 a Câmara Municipal do Porto distinguiu-a com a “Medalha de Ouro de Mérito Científico”.

A investigadora é reconhecida internacionalmente no campo da genética do cancro gástrico e considerada especialista mundial em invasão das células cancerígenas, nomeadamente no cancro gástrico e no cancro do cólon.

Em 2015, a equipa que lidera recebeu um prémio da associação norte-americana que apoia famílias com cancro gástrico, a ‘No Stomach For Cancer’. Este financiamento foi reforçado em 2017 e, em 2021, a equipa voltou a ser reconhecida por esta associação. Atualmente, Raquel Seruca é membro do Conselho Científico Consultivo desta associação de doentes e a sua equipa oferece há 20 anos um serviço gratuito a nível mundial de rastreio funcional das alterações do gene da Caderina-E que sejam identificadas na linha germinal em famílias com este tipo de cancro.

Sobre os Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras

Os Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras distinguem as mulheres que ao longo do último mais se destacaram como Mulheres Inspiradoras em seis áreas distintas: Artes, Ciência, Desporto, Negócios, Solidariedade e Sustentabilidade. É atribuído também um Prémio Carreira.

A escolha das nomeadas e das vencedoras do ano de 2021 foi da responsabilidade da revista ACTIVA e de um júri de prestígio, constituído por: Conceição Zagalo, Luís Marques Mendes, Mafalda Anjos e Maria de Belém.

Para além de Raquel Seruca, na categoria de Ciência, a edição deste ano distinguiu ainda Lúcia Moniz (Prémio Artes), Patrícia Mamona (Prémio Desporto), Joana Rafael (Prémio Negócios), Margarida Cruz (Prémio Solidariedade) e Margarida Couto (Prémio Sustentabilidade). O Prémio Carreira foi atribuído a Leonor Beleza.