Façam-se “ouvir” as cartolas e bengalas dos finalistas. Libertem-se os sorrisos ansiosos dos caloiros. Está a chegar mais uma edição da Queima das Fitas do Porto. A grande festa dos estudantes da Academia do Porto decorre este ano entre 6 e 12 de maio.

Como é habitual, a Queima arranca na madrugada (00h01) de domingo, 6 de maio, com a Monumental Serenata na Cordoaria. No resto do dia, pelas 10h01, a Cordoaria acolhe a Missa da Bênção das Pastas e, pela noite (21h31), decorre o XXI Encontro de Coros da Academia do Porto, com entrada gratuita, no Teatro Sá da Bandeira.

O Dia da Beneficência é comemorado por toda a cidade a partir das 14h01 de segunda-feira. À noite (21h01), as celebrações mudam-se para a Casa da Música, palco do habitual Concerto Promenade . O bilhete custa 5 euros.

O colorido desfile dos estudantes na baixa da Invicta é o grande destaque da terça-feira, dia 8. Com início às 14h01, o Cortejo Académico vai fazer com os estudantes dêem uso às cartolas, às bengalas e ao orgulho em pertencer às suas faculdades.

Já na quarta-feira, dia 9, Teatro Sá da Bandeira recebe, a partir das 20h31, o XXXI Festival Ibérico de Tunas Académicas. E um dia depois, será palco do Sarau Cultural, marcado para as 21h01 e com entrada livre.

Os estudantes finalistas vão ainda ter uma atividade especial. Na sexta-feira, dia 11, a Quinta de Santo António recebe um Baile de Gala para comemorar o último ano do curso. O último dia da semana académica fica marcado por um Rally Paper, às 14h01, e pelo Chá Dançante, prioritariamente, destinado aos estudantes inscritos no penúltimo ano do curso, na Quinta de Santo António, pelas 17h01.

Este ano a Queima das Fitas do Porto tem um “Sê-lo Verde”, derivado dos esforços da Federação Académica do Porto para uma organização mais sustentável. A título de exemplo, as Noites da Queima, no Queimódromo, vão utilizar, pela primeira vez, copos reutilizáveis.

Comtabilizando já 40 edições no seu atual formato, a Queima das Fitas do Porto é, segundo a organização, “a segunda maior festa da cidade do Porto e a maior festa Académica do País”. Apesar de ter começado em 1978 em moldes semelhantes aos atuais, as origens da festa remontam a 1920 quando os finalistas de Medicina da Universidade do Porto faziam a “Festa da Pasta”.

(Atualizado em 2 de maio de 2018, devido às alterações de local da Monumental Serenata e da Missa da Bênção das Pastas.)