A Queima das Fitas do Porto está de volta para mais uma edição da “maior festa académica do País” e uma das mais simbólicas da Invicta. Este ano, a festa organizada pela Federação Académica do Porto (FAP) decorrerá de 7 a 13 de maio, com uma agenda preenchida, a pensar nos milhares de estudantes  que aguardam ansiosamente por viver o espírito académico do evento.

Como é habitual, a Queima arranca na madrugada (00h01) de domingo, 7 de maio, com a Monumental Serenata no Largo Amor de Perdição (à Cordoaria), o mesmo local que irá acolher a Missa da Benção das Pastas, a partir das 11h01.

Num primeiro dia preenchido, a festa não acaba sem o já tradicional encontro de Coros da Academia do Porto, às 21h31 no Teatro Sá da Bandeira e com entrada gratuita para toda a comunidade estudantil.

O dia 2, segunda-feira, fica marcado pelo Dia da Beneficência, um evento de cariz solidário que vai pôr os estudantes a correr as ruas do Porto, a partir das 14h01, para recolher donativos para causas de solidariedade social. O início da noite fica marcado pelo tradicional Concerto Promenade, a realizar-se no Coliseu do Porto AGEAS às 21h01. Os interessados podem adquirir os bilhetes nos pontos de venda disponíveis.

O momento mais aguardado da semana chega na terça-feira, dia 9 de maio, com o tradicional Cortejo Académico , com início marcado para as 14h01. Milhares de estudantes das várias instituições de ensino superior do Porot juntam-se para desfilar pela Baixa da cidade com as cartolas e bengalas de todas as cores da Academia do Porto.

O percurso deste ano será o mesmo da edição passada, com o Cortejo a arrancar da Rua de Camões, descendo depois até à Praça General Humberto Delgado no cimo da Avenida dos Aliados, onde vai estar localizada a tribuna. Um percurso reduzido, devido às obras do Metro do Porto, mas que reúne curiosos dentro e fora da academia, num dos momentos mais simbólicos da semana.

Na quarta-feira, 10 de maio, a partir das 20h01, a festa dos estudantes volta ao Teatro Sá da Bandeira para celebrar a 34.ª edição do FITA – Festival Ibérico de Tunas Académicas, com preço de entrada de 5 euros. Este evento regressa novamente na noite de 11 de maio, para o tradicional Sarau Cultural, com início marcado para as 21h01 e entrada gratuita.

Já na sexta-feira, 12 de maio, os estudantes finalistas vão comemorar o final do percurso académico com um pezinho de dança no famoso  Baile de Gala que terá lugar na Quinta do Geraldino, a partir das 20h01. Os bilhetes podem ser adquiridos na FAP.

Para terminar a semana académica, no dia 13 de maio (sábado), haverá mais uma edição do Rally Paper à descoberta do Grande Porto (13h01) e o Chá Dançante, destinado aos estudantes que se encontram no penúltimo ano do curso. Este evento vai decorrer na Casa de Sam Thiago a partir das 17h01 e os bilhetes podem ser adquiridos na FAP.

Para além das atividades académicas, o programa da Queima das Fitas inclui também as celebrações noturnas, a decorrer nos espaços do Queimódromo (Estrada da Circunvalação).

Mais informações no portal e redes sociais da FAP.

Mais de um século a celebrar

A Queima das Fitas do Porto tem as suas origens na Festa da Pasta, celebrada a partir dos anos 20 do século XX, pelos estudantes de Medicina Mda U.Porto. Contudo, seria preciso esperar até 1946 para que as faculdades de Ciências, Medicina, Engenharia e Farmácia da U.Porto protagonizassem o primeiro cortejo académico em conjunto.

Interrompida entre 1971 e 1978, a Queima das Fitas do Porto celebrou 41 edições consecutivas até 2019, instituindo-se como “a segunda maior festa da cidade do Porto e a maior festa Académica do País”.