Aula FMUP

Eleição para os representantes dos estudantes no Conselho Geral realiza-se a 11 de abril.

Já são conhecidas as quatro listas candidatas à eleição dos Representantes dos Estudantes no Conselho Geral da Universidade do Porto, que se realiza no próximo dia 11 de abril.

Cada uma das listas concorrentes é constituída por oito elementos (quatro efetivos e quatro suplentes), provenientes das diferentes faculdades da U.Porto. A composição das quatro listas pode ser consultada aqui.

A eleição dos quatro representantes dos estudantes no Conselho Geral é feita por sufrágio direto e universal entre a comunidade estudantil da Universidade do Porto, para um mandato de dois anos. A escolha dos futuros representantes estudantis é determinada pela aplicação do seguinte método aos resultados finais apurados: a) cada lista apurará um número de votos igual à soma dos votos atribuídos a membros individuais da lista; b) cada lista elegerá um número de membros determinado pela aplicação do método de Hondt aos resultados da eleição; c) dentro de cada lista, os membros serão reordenados por ordem decrescente do número de votos que obtiveram.

A localização exata das mesas de voto será anunciada até uma semana antes do ato eleitoral, que decorrerá entre as 10h e as 20h do dia 11 de abril.

Recorde-se que o Conselho Geral é um dos três órgãos de governo da U.Porto constituído por 23 membros: 12 representantes dos docentes e investigadores, quatro dos estudantes e um do pessoal não docente da Universidade, a que se juntam seis personalidades externas à U.Porto. Entre as suas competências estão, por exemplo, a eleição do Reitor da Universidade, bem como a aprovação – sob proposta do Reitor – das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

Atualmente, os estudantes são representados neste órgão por Daniel Freitas, Diogo Faria, Francisco Silva e Joana Magalhães.

Informações mais detalhadas sobre este processo eleitoral podem ser consultadas aqui.