Durante três dias, a Universidade do Porto mudou-se para o espaço virtual. E a recetividade da comunidade não poderia ter sido melhor. De acordo com os dados da organização, perto de 16 mil visitantes, oriundos de 56 países distintos, passaram, de 27 a 29 de maio, pelo endereço mostra.up.pt, “morada” da 18.ª edição da Mostra da Universidade do Porto.

No total, a plataforma da Mostra 2021 registou 15 871 visitas com um tempo médio de permanência superior a 5 minutos. As visitas à Mostra resultaram ainda em 107 784 visualizações de páginas e 3573 ligações de saída para páginas com informações sobre a Universidade.

No que toca aos países que mais visitaram a Mostra, Portugal destaca-se naturalmente em primeiro ligar. Seguem-se Brasil e Países Baixos num “top 10” que inclui ainda os Estados Unidos, Espanha, Angola, França, Finlândia, Bélgica e Alemanha.

Para a história fica então uma edição inédita da Mostra que, face aos constrangimentos provocados pela pandemia de Covid-19, procurou “levar” as diferentes faculdades, centros de investigação e outros serviços da U.Porto para o espaço virtual, com o propósito de darem a conhecer as suas atividades à comunidade.

Numa visita – gratuita – aos diferentes stands disponíveis, os participantes – pré-universitários e respetivas famílias, estudantes graduados, professores e psicólogos escolares, entre outros – puderam conhecer em detalhe os mais de 300 cursos oferecidos pela Universidade, mas também “navegar” pelos diferentes espaços do campus, assistir palestras e mesas redondas sobre temas relacionados com a Saúde ou com o Ambiente, obter informações sobre bolsas de estudo, alojamento, orientação vocacional, ou saber como participar no programa Erasmus+.

Os visitantes desta Mostra virtual tiveram ainda a oportunidade de entrar em contacto com estudantes e docentes de cada curso, através de uma ferramenta de chat disponibilizada para o efeito.

Sobre a Mostra da U.Porto

Realizada pela primeira vez em 2003, a Mostra da Universidade do Porto constitui um espaço por excelência onde os futuros estudantes do Ensino Superior, mas não só, podem “experimentar” o curso universitário que mais se adequa à sua vocação e tirar todas as dúvidas sobre a universidade preferida dos estudantes portugueses.

As edições anteriores decorreram em vários locais da cidade, com especial destaque para o Pavilhão Rosa Mota, palco de 11 das 17 edições já realizadas.

Só na edição 2019, cerca de 20 mil pessoas participaram no evento, realizado numa tenda gigante instalada no Largo Amor de Perdição, junto ao Jardim da Cordoaria.