No âmbito do projeto Skills4Adherence realizou-se, entre 9 e 13 de setembro, na cidade de Pavia (Itália), a segunda edição da Summer School do projeto Skills4Adherence,. O evento contou com a participação de estudantes, investigadores e docentes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).

Ao longo dos cinco dias desta summer school, estudantes, investigadores e docentes da U.Porto, da Universidade Médica de Lodz (Polónia) e do ICS Maugeri (Itália) abordaram e discutiram temas relacionados com a adesão aos planos terapêuticos e gestão da polimedicação.

Durante o evento, os participantes portugueses foram responsáveis por várias apresentações sobre temas ligados ao projeto. Foi também dado a conhecer o projeto PT4Ageing, e foram apresentados alguns dos vídeos educativos criados no âmbito este projeto.

O Projeto Skills4Adherence

Implementado e coordenado em Portugal por Elísio Costa, professor no Departamento de Bioquímica da FFUP e coordenador do Porto4Ageing, o projeto Skills4Adherence teve início em 2017, em resultado da conjugação de esforços entre a Universidade do Porto, a Medical University of Lodz (Polónia) e o Istituti Clinici Scientifici Maugeri, Pavia (Itália).

O projeto é co-financiado pelo programa Eramus+ e tem como objetivo final a criação de uma ferramenta pedagógica digital que será disponibilizada a todos os estudantes e profissionais da área da saúde, para melhorar a adesão aos planos terapêuticos.