Foi o primeiro workshop no âmbito do projeto “Safe Cities” e decorreu no passado dia 23 de novembro, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Serviu essencialmente para fazer um ponto de situação e ao mesmo tempo definir os desenvolvimentos futuros, num projeto que envolve tópicos avançados relacionados com a sensorização, transmissão de dados e armazenamento e processamento inteligente remoto no paradigma das cidades seguras visando melhorar a segurança, privacidade e conforto dos cidadãos.

Com um financiamento global superior a 16 milhões de euros, o projeto “Safe Cities” resulta de uma parceria estratégica entre a U.Porto e a Bosch Security Systems. Os trabalhos têm avançado sobretudo em cinco áreas: Data Mining e Big Data (Inês Dutra/Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) e Carlos Soares/FEUP), Sensorização Urbana Inteligente (João Manuel Tavares/FEUP), Comunicações Multimédia (Pedro Brandão/FCUP e Luís Almeida/FEUP), Aplicações de Software (Ademar Aguiar/FEUP) e Ciber-Segurança e Privacidade (Luís Antunes e Rolando Martins /FCUP).

“Com o workshop ficou evidente que os desenvolvimentos já conseguidos confirmam que o objetivo do projeto em desenvolver um ecossistema de Internet das Coisas (IoT) para cidades seguras está assegurado”, adianta João Manuel R.S. Tavares, coordenador do projeto na U.Porto, e responsável pela organização do workshop.

“Estamos a falar de um ecossistema que contribuirá de forma inovadora e relevante para elevar o patamar de segurança das cidades e dos seus cidadãos”, assegura Marta Campos Ferreira, investigadora da FEUP dedicada ao “Safe Cities”, e corresponsável pela organização do workshop.

Com o envolvimento total dos investigadores da U.Porto que integram o projeto “Safe Cities”, o workshop atingiu os principais objetivos, tendo os participantes manifestado interesse em realizar um novo workshop no primeiro semestre de 2022. Em causa está o desenvolvimento de novas soluções de resposta e antecipação aos desafios que enfrentam as sociedades urbanas modernas, até final de 2022.