Milena Paneque, coordenadora da equipa de investigadores do i3S que participou no projeto Gen-Equip.

Uma equipa de investigadores do CGPP do i3S – Instituto de Investigação e Inovação da Universidade do Porto, coordenada por Milena Paneque, integrou o projeto Gen-Equip que foi galardoado a 4 de outubro com o European Health Award, numa cerimónia que ocorreu durante o vigésimo European Health Forum Gastein (EHFG). O Gen-Equip é um projeto europeu de educação para a saúde que visa apoiar os profissionais de saúde a identificar sinais de problemas genéticos, nomeadamente cancros e doenças neurodegenerativas hereditárias e foi selecionado pelo «alto nível de inovação e pelo valioso contributo para a formação de profissionais de saúde na Europa».

A ideia base do projeto galardoado, que conta com mais cinco parceiros europeus, é disponibilizar, online e gratuitamente, conteúdos educativos para profissionais de cuidados de saúde primários. Desta forma, defendem os promotores do Gen-Equip, os cuidados prestados a pacientes, que têm ou estão em risco de ter alguma condição de saúde de base genética, serão grandemente melhorados e adequados. Para Milena Paneque, investigadora do i3S e do Centro de Genética Preditiva e Preventiva (CGPP), «os serviços de saúde primária são a primeira linha de apoio a estes pacientes, mas frequentemente sentem dificuldades em resolver questões simples, mesmo de orientação dos pacientes». Por isso, adianta, «disponibilizamos ferramentas básicas e essenciais para orientar esses profissionais quando prestam apoio nesses casos».

Na plataforma online do projeto podem encontrar-se, entre outros, tutoriais, casos de estudo práticos, sinais de alerta e indicadores que facilitam o diagnóstico precoce de várias doenças hereditárias. Por exemplo, há módulos que ajudam a identificar situações de gravidez que deverão ser referenciadas para consulta de Genética; outros que ensinam a identificar sinais de alerta quando existe um atraso no desenvolvimento da criança; e outros ainda sobre indicadores de várias condições hereditárias no adulto, tais como o cancro da mama, o cancro coloretal, ou doenças cardiovasculares. Os profissionais poderão fazer formação online para estas patologias em qualquer altura e em qualquer fase da carreira.

O projeto Gen-Equip foi lançado em 2014 integrado e financiado pelo programa Erasmus+ e foi desenvolvido numa lógica de colaboração entre académicos, profissionais de saúde e pacientes de vários países europeus. Até ao momento, a plataforma criada no projeto já foi utilizada por mais de 21 mil pessoas. Em Portugal, afirma Milena Paneque, «o número de profissionais a realizarem algum destes oito módulos temáticos só é ultrapassado pelos participantes do Reino Unido». A realização de dois workshops para a aproximação entre os especialistas da Genética e da Medicina Geral Familiar, em Lisboa e no Porto (i3S), «já começam a dar o seus primeiros frutos com a recente proposta de criação do Núcleo de estudos em Genética dentro da própria Associação Portuguesa de Medicina Geral Familiar», adianta Milena Paneque. Nesta proposta, o CGPP terá um papel de consultoria permanente».

O EHFG atribui o prémio European Health Award para reconhecer projetos transnacionais que contribuem para a melhoria da saúde pública e dos sistemas de saúde na Europa. O júri da EHA é constituído por especialistas europeus de destaque na área da saúde. Para a coordenadora internacional do Gen-Equip, a Professora Heather Skirton, da Universidade de Plymouth, «recebermos um prémio tão prestigiado é um valioso reconhecimento do árduo trabalho que tivemos nos últimos três anos para desenvolvermos todos estes recursos de aprendizagem».