A associação Stand4Good, em parceria com a Universidade do Porto, lançou recentemente um projeto-piloto de intervenção social que, ao longo dos próximos dois anos (2020/2022), vai permitir atribuir bolsas universitárias aos primeiros 20 estudantes do grau de licenciatura ou mestrado integrado da U.Porto que, apesar de viverem em situação de carência económica, ultrapassam o limiar para a atribuição das bolsas de ação social e cumprem os critérios de elegibilidade definidos.

Num contexto em que “são muitos os jovens universitários que veem a continuidade dos seus estudos comprometida” devido aos efeitos da pandemia da COVID-19, a associação/projeto Stand4Good apresenta-se com a missão de “apoiar jovens universitários em situação de vulnerabilidade por via das circunstâncias de carência económica em que vivem”.

Para além da atribuição das bolsas aos estudantes da U.Porto, a nova associação – lançada oficialmente no passado dia 8 de outubro – compromete-se ainda a “acompanhar, de forma próxima, os estudantes  durante o seu percurso educativo” e para além deste. Entre as iniciativas previstas inclui-se o “desenvolvimento de um Programa de Mentoria, Estágios e Integração Profissional, com vista a promover a empregabilidade jovem e a quebra do ciclo de pobreza e exclusão social”.

No final dos dois anos do projeto, a Stand4Good realizará “uma avaliação de impacto, em função do acompanhamento, monitorização e avaliação dos objectivos definidos”, de modo a “replicar e escalar o projeto, com o fim último de apoiar mais jovens que se encontrem em risco de abandono académico por circunstâncias de carência económica”.

“Oportunidades para todos”

“O atual contexto de pandemia vem acentuar de forma expressiva as desigualdades já existentes, com muitas famílias a perderem grande parte do seu rendimento e muitos jovens a terem que abandonar o ensino superior. A Stand4Good nasce precisamente para combater esta problemática e garantir que as oportunidades são realmente para todos”, explica Mafalda Teixeira Bastos, cofundadora da associação.

José Castro Lopes, Pró-Reitor da U.Porto responsável pelo pelouro da Responsabilidade e Ação Social, salienta que “foi com muito gosto que a Universidade do Porto se assumiu como a instituição de Ensino Superior parceira deste projeto-piloto da Stand4Good, que abre mais uma linha de apoio social aos nossos estudantes”.

De acordo com aqueles responsável, “estas bolsas serão um complemento importante aos apoios que a U.Porto tem vindo a proporcionar aos estudantes mais atingidos pelas consequências económicas da pandemia, tanto através de ajudas financeiras diretas como através de iniciativas que visam minimizar o impacto que a COVID-19 tem sobre várias dimensões da vida académica e social”.

Recorde-se que a Universidade do Porto criou um subsídio de emergência para apoiar os seus estudantes mais afetados pela pandemia da Covid-19. Gerido pelos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP), este apoio permitiu distribuir uma verba superior a 128 mil euros por 367 estudantes que sofreram situações de desemprego, doença ou outras situações de fragilidade social.