O desperdício alimentar é um tema gritante na sociedade de consumo (foto:Wikimedia Commons)

Sabia que, de acordo com o relatório Global Food Losses and Food Wasted da Organização das Nações Unidas, cerca de 1,3 biliões de toneladas do total de alimentos produzidos no mundo para consumo humano são desperdiçados em toda a cadeia de abastecimento, desde a produção ao consumo? Uma realidade que se torna especialmente crítica quando nos deparamos com a recente notícia de que a fome crónica atinge cerca 815 milhões de pessoas, o correspondente a 11% da população mundial.

O desperdício alimentar é um problema bem real e vivido à escala mundial. Considerando toda a energia, água e embalagens envolvidas no processo de produção, transporte e entrega ao consumidor, o desperdício alimentar é um grande inimigo da sustentabilidade. Em particular, e devido ao desadequado planeamento das porções a confecionar, uma parte significativa dos alimentos produzidos não são consumidos.

Foi precisamente com estas premissas em mente que Diogo Xavier Pereira, estudante do 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação e Vera Miguéis, Professora Auxiliar do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial, desenvolveram o projeto ‘Desperdício 0 na cantina da FEUP’, vencedor da 2.ª edição do Concurso Mais Ideias Sustentáveis 2017.

E como se consegue cumprir este objetivo? Através de um modelo matemático preditivo que estime a procura de determinado prato em determinado dia, o que vai permitir alinhar a confeção diária com a procura da refeição específica, minimizando assim o desperdício alimentar. Este modelo será baseado em dados históricos da cantina da FEUP, nomeadamente o consumo de cada prato em cada dia, que vão ajudar a identificar os fatores que afetam os consumos – condições meteorológicas, horários dos estudantes, características do prato, entre outros.

O projeto está enquadrado no projeto de dissertação do finalista Diogo Pereira e encontra-se numa fase preliminar de desenvolvimento. De referir a colaboração crucial dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP) no fornecimento de dados históricos de consumo, e da Faculdade de Engenharia na disponibilização de informação relativa aos horários dos estudantes.

A atribuição do prémio da 2ª edição do Concurso Mais Ideias Sustentáveis – uma bicicleta patrocinada pela Órbita – vai decorrer no próximo dia 15 de janeiro, durante a Cerimónia do Dia da FEUP.

O Concurso Mais Ideias Sustentáveis é promovido pelo Comissariado para a Sustentabilidade da FEUP e conta já com duas edições e, com elas, cumpre dois grandes objetivos: por um lado, sensibilizar a comunidade FEUP para as questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável e, por outro, recolher ideias que possam ser implementadas e que contribuam para o bem-estar da comunidade e para a sustentabilidade da instituição.