O projeto internacional “MINDtheGaps – Media Literacy Towards Youth Social Inclusion”, liderado pelo Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), e focado na inclusão digital de jovens em situação de vulnerabilidade social, é um dos “Projetos Inspiradores” distinguidos este ano pela Agência Erasmus+ Juventude em Ação.

Coordenado pelo CIIE/FPCEUP, o projeto premiado, que envolve parceiros da Bulgária, Noruega, Portugal e Turquia, arrancou em janeiro de 2020 com o propósito de promover a igualdade de oportunidades de jovens em situação de vulnerabilidade social através do desenvolvimento de competências no domínio da literacia mediática.

Entre as atividades desenvolvidas inclui-se o lançamento de um manual online de boas práticas para a inclusão digital dos mais jovens, bem como a disponibilização de vídeos inspiradores protagonizados por jovens, jogos interativos e testes de usabilidade e formulário de avaliação para recursos digitais voltados para a juventude.

“Em última instância, queremos promover a cidadania digital e a inclusão social no seu sentido mais amplo. Esta pode traduzir-se no reconhecimento de competências que não foram adquiridas no sistema formal de ensino, mas que podem contribuir um dia mais tarde para oportunidades de inserção no mercado de trabalho”, salienta Rita Barros, uma das investigadoras envolvidas no projeto.

“Estamos no bom caminho”

Para Angélica Reis Monteiro, investigadora do CIIE e uma das coordenadoras do MINDtheGaps, este “é inspirador” na medida em que “consegue, através do desenvolvimento da literacia digital e mediática, promover condições para ligar, envolver e capacitar os jovens no domínio das tecnologias digitais, não só como forma de expressão, mas também como forma de co-tutoria”.

Já para Carlinda Leite, também ela investigadora da FPCEUP e coordenadora do projeto, o galardão atribuído pela Agência Erasmus+ Juventude em Ação “comprova que estamos no bom caminho de criarmos uma sociedade em que os jovens numa situação de vulnerabilidade social possam desenvolver mais competências para as exigências do século XXI e tenham voz que normalmente não têm”.

A equipa conta ainda com a participação das investigadoras da FPCEUP, Amélia Lopes, Cristina Rocha, Preciosa Fernandes, Sofia Marques da Silva, João Caramelo, Elsa Guedes Teixeira, Mariana Rodrigues e Leanete Dotta.

Esta foi a quinta vez que as Agências Erasmus+ Juventude em Ação e Educação e Formação – que gerem a implementação do Programa Erasmus+ em Portugal – atribuíram os “Prémios Boas Práticas”.

Para além do “MINDtheGaps”, foram ainda distinguidos, na categoria “Projetos Inspiradores”, mais três projetos que “pela sua qualidade, podem inspirar outras organizações e potenciar o impacto do Erasmus+ na vida das organizações e dos jovens portugueses e, por essa via, na construção da Europa”: