A Universidade do Porto e a Bosch acabam de formalizar uma nova parceria de inovação, um projeto na área da mobilidade inteligente com um valor total superior a 28 milhões de euros. Salientando que esta parceria se irá traduzir no “investimento na qualificação dos recursos humanos, investimento em ciência, no investimento na capacidade de inovação e na translação dessa inovação para o tecido empresarial”, o Primeiro-Ministro português fez questão de sublinhar que seria “difícil encontrar melhor parceiro que a Universidade do Porto” para concretizar este objetivo.

António Costa falava na cerimónia de assinatura do contrato de investimento do projeto THEIA, uma sessão que contou ainda com a presença dos Secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, e da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias. A parceria entre a Bosch e a U.Porto visa dar resposta às exigências da condução autónoma e da mobilidade do futuro, contando para isso com a participação de uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e da Faculdade de Engenharia, liderada por Rolando Martins (FCUP) e Jaime Cardoso (FEUP), para desenvolver novas soluções que visam melhorar as capacidades sensoriais dos veículos.

Para António Costa, “trata-se de um projeto muito importante”, já que vai “transformar conhecimento em valor, em produtos de maior valor acrescentado, que sejam mais competitivos, serviços de maior valor acrescentado, e que assim possam gerar mais e melhor emprego, mais bem remunerado, e que possam manter no nosso país esta geração de excelência, que o nosso sistema de ensino superior tem vindo a formar”. Ainda no discurso de encerramento da sessão, o primeiro-ministro destacou a participação ativa da Universidade do Porto em grande parte dos consórcios dos projetos pré-aprovados e financiados no âmbito das agendas mobilizadoras.

“Investimento em projetos e infraestruturas de investigação”

O Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, destacou a importância destes projetos para o desenvolvimento do país.

Já no discurso de abertura da sessão, o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, salientou que “a transformação económica e social do nosso país deve ser promovida pelo investimento em projetos e infraestruturas de investigação, em ecossistemas de inovação e em interfaces academia/indústria”.

E acrescenta, “desta forma, Portugal terá um contexto mais favorável ao desenvolvimento de novos produtos, cuja intensidade de inovação possibilite um salto na competitividade do país. Esta premissa ganha uma pertinência acrescida no atual contexto de recuperação económica pós-pandemia. O investimento no binómio ciência/inovação é fundamental para reforçar a capacidade industrial de Portugal e da Europa, contribuindo para a reconfiguração das cadeias de abastecimento globais e a diversificação dos centros de produção no mundo”.

Uma opinião secundada por Carlos Ribas, Representante da Bosch em Portugal e Administrador e Administrador Técnico da Bosch Car Multimedia Portugal, para quem “é fundamental continuar a apostar na formação nas áreas de conhecimento em crescimento e que seja feito em parceria entre a academia e as empresas”.

O contrato de investimento foi assinado pelo Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, pela Diretora da Faculdade Ciências, Ana Freire, pelo Diretor da Faculdade de Engenharia, João Falcão e Cunha, pelos responsáveis da Bosch, Carlos Ribas e André Reis, e pelo Presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Luís Castro Henriques.