O projeto europeu BEACONING – Breaking Educational Barriers with Contextualised, Pervasive and Gameful Learning, que conta com a participação do INESC TEC, foi o grande vencedor dos The Gamification Awards 2020 – na categoria de  Software, – uma competição internacional que celebra anualmente os principais projetos e aplicações desenvolvidos na área de gamificação.

O projeto premiado desenvolveu uma plataforma que tem como objetivo “romper” algumas das barreiras do sistema atual de ensino, com a criação de uma comunidade colaborativa e multidisciplinar. A aprendizagem pode assim ser realizada “em qualquer lugar e em qualquer momento”, através de jogos pervasivos, com desafios pedagógicos, que estimulam a aprendizagem sem paredes nem campainhas escolares.

António Coelho, docente da Faculdade de engenharia da Universidade do Porto (FEUP), investigador e responsável pelo projeto no INESC TEC acrescenta que “nesta comunidade os jogos são criados por empresas de desenvolvimento de jogos digitais, que depois são utilizados pelos professores para envolver os seus estudantes em percursos de aprendizagem mais cativantes. Estas atividades adaptam-se às necessidades individuais dos estudantes e fornecem métricas de aprendizagem eficazes, tanto aos professores como aos próprios estudantes“.

Gamification Software Award

Um projeto fantástico…”

… “que se traduz numa importante plataforma para educadores”. Foi desta forma que o júri dos The Gamification Awards 2020 justificou a distinçaõ atribuída ao projeto BEACONING.

“Gosto muito deste projeto, pois tem um objetivo muito bem traçado. O ensino de conteúdos não é atualizado há anos. As crianças não valorizam o conhecimento, nem a forma como lhes é transmitido. O recurso à gamificação para alterar os padrões educativos nas escolas é algo único”, acrescenta Mac Karlekar, membro do júri.

Este projeto contou com o INESC TEC no desenvolvimento da ferramenta de autoria das atividades ludificadas, direcionada para os professores, bem como pela acessibilidade das mesmas, garantindo a inclusão de todos os estudantes e docentes.

O projeto BEACONING, financiado pelo programa de investigação europeu Horizonte 2020, é composto por um total 15 organizações de nove países europeus. Coordenado pela Coventry University (Reino Unido), participaram no projeto o INESC TEC (Portugal), Herriot-Watt University e Hands Free Computing (Reino Unido), Playsoft, Succubus e ORT (França), BIBA Institute (Alemanha), Imaginary (Itália), Ifinity (Polónia), Siveco e ATS (Roménia), Universidade Complutense de Madrid e Geomotion (Espanha) e Sebit (Turquia).