O projeto DEMETER, no qual o INESC TEC participa através do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), vai disponibilizar 300 mil euros para apoiar a integração e interoperabilidade de soluções tecnológicas inovadoras em terrenos agrícolas por toda a Europa.

A primeira open call “Develop” está aberta até dia 18 de novembro e pretende atrair startups e PME no desenvolvimento de produtos tecnológicos com implementação no setor agrícola.

Podem concorrer a este apoio PME e startups com sede legal em qualquer Estado-Membro da UE, em qualquer país associado ao H2020, ou em qualquer país ou território ultramarino à União Europeia. As propostas submetidas devem abordar um dos cinco temas: monitorização da humidade/qualidade do solo; aplicações interoperáveis para georreferenciação de fotos; soluções com ISOBUS; soluções de blockchain para a agricultura; integração de processos de negócios.

Serão selecionadas entre oito a 12 propostas e cada uma terá um financiamento de até 30 mil euros. Cada projeto terá apoio por parte de especialistas da indústria, com vista ao desenvolvimento de aplicações, e acesso a locais para a realização de projetos-piloto, bem como a toda a arquitetura de referência DEMETER.

As entidades selecionadas terão, assim, a oportunidade de reformular tecnologia criada em contexto de PME, com vista à sua implementação e interoperabilidade com a plataforma DEMETER.

As candidaturas podem ser submetidas em www.f6s.com/demeterh2020/apply.

Sobre o projeto DEMETER

O DEMETER (Building an Interoperable, Data-Driven, Innovative and Sustainable European Agri-Food Sector) visa a implementação, em larga escala, de plataformas interoperáveis baseadas em soluções IoT (Internet das Coisas), que sejam relevantes para o setor agrícola. O projeto conta com 20 pilotos, promovidos em 18 países.

Em Portugal, o piloto de IoT aplicado a culturas arbóreas é liderado pelo INESC TEC e conta com a participação do INIAV, Ubiwhere, Cooperativa de Amarante e FENADEGAS.   Neste piloto serão considerados, nos dois primeiros anos, quatro campos de testes – dois de vinhas, 1 olival e um de plantação de maçãs. Em todos eles serão recolhidos dados que permitam validar sistemas de apoio à rega, fertilização e tratamentos de doenças. Em Portugal a Ubiwhere irá desenvolver uma plataforma na “cloud” de acesso livre aos pequenos e médios agricultores.

O DEMETER é financiado em cerca de 15M€, pelo programa de investigação e inovação da União Europeia H2020, ao abrigo do acordo número 857202. Mais informações em https://h2020-demeter.eu/.