As conclusões foram apresentadas a 18 de junho, na Reitoria da U.Porto. (Foto: U.Porto)

Melhorar o mercado de trabalho das zonas Norte de Portugal e Galiza é o principal objetivo do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo GEMCAT-Projeto Transfronteiriço de Geração de Emprego de Qualidade, e do qual a Universidade do Porto faz parte.

As conclusões do projeto foram apresentadas no passado dia 18 de junho, na Reitoria da U.Porto, durante o Fórum de Diálogo Social Transfronteiriço da Indústria 4.0. Entre elas incluem-se algumas recomendações para empresas, instituições de ensino superior e outras organizações responderem aos desafios e transformações da indústria 4.0.

Desde a formação, às políticas de apoio ao emprego, até à cultural organizacional que promova o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, são várias as indicações apresentadas pelo grupo de trabalho. O foco deverá estar nos profissionais, considerando as novas formas de contratação, a criação de postos de trabalho adaptados à nova realidade empresarial e aos jovens mais qualificados, a regulamentação do direito a desligar do trabalho, e a redução da jornada de trabalho para quatro dias.

Neste “diálogo social”, o grupo de trabalho propõe que sejam envolvidas as universidades ou os centros tecnológicos, no sentido de se pensar em novas abordagens sobre a melhor forma de enfrentar as alterações da indústria 4.0.

As conclusões apresentadas resultam de dois encontros que contaram com a participação de administrações públicas e organizações empresariais e sindicais da Galiza e do Norte de Portugal. O objetivo foi, não só abordar os desafios do setor, mas também analisar o potencial de uma abordagem tripartida de diálogo social transfronteiriço para criar emprego de qualidade no território Galiza – Norte de Portugal.

Do lado de Portugal, entre as entidades participantes estão: Universidade do Porto, Autoridade para as Condições de Trabalho, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Associação Empresarial de Portugal (AEP), Confederação Empresarial do Alto Minho, União de Sindicatos do Porto, União Geral de Trabalhadores Portugal e a CIM Alto Minho.

Já do lado da Galiza, fizeram parte a Secretaría Xeral de Emprego Xunta de Galicia, Unión General de Trabajadores de Galicia, Confederación Intersindical Galega, Sindicato Nacional de CCOO de Galicia e Confederación de Empresarios de Galicia.

A sessão, que se realizou a 18 de junho, contou com a participação de Ana Teresa Lehmann, Professora da Faculdade de Economia da U.Porto, e dos representantes das entidades participantes. O evento serviu também para a entrega dos Prémios Transfronteiriços de Conciliação e Igualdade, destinados a empresas das regiões do Norte de Portugal e Galiza que se distinguem pelas boas práticas.

Este projeto está a ser desenvolvido entre o Norte de Portugal e a Galiza, através do GEMCAT, criado no âmbito do Programa de Cooperação Territorial Transfronteiriça para Espanha e Portugal 2014-2020. O grupo de trabalho, do qual faz parte a U.Porto, tem trabalhado vários temas ligados ao emprego e outros temas relevantes para a euroregião.