A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), recebeu, entre os dias 4 e 5 de novembro, uma delegação da Universidade de Paris Saclay (França). A visita inseriu-se no âmbito da European University Alliance for Global Health (EUGLOH) e deu cumprimento aos objetivos estipulados para a 1.ª fase do ambicioso consórcio de universidades europeias de que a U.Porto é membro fundador, e recentemente selecionado pela Comissão Europeia para ser uma das primeiras 17 alianças de universidades do continente.

Nesta visita, pretendeu-se então dar a conhecer o trabalho desenvolvido nas universidades do Porto e de Paris Saclay – que integram o consórcio EUGLOH a par da LMU Munique (Alemanha), da Universidade de Lund (Suécia) e da Universidade de Szeged (Hungria) –  na área do Desporto. Em discussão estiveram também as formas de concretizar esta cooperação, nomeadamente em domínios como a promoção da mobilidade de estudantes, docentes e investigadores.

Das atividades desenvolvidas nestes dois dias, destacam-se a apresentação que a delegação francesa realizou, a cerca de 120 estudantes da FADEUP, sobre a Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Paris Saclay e do próprio projeto EUGLOH.

O programa incluiu ainda uma reunião com membros da Direção, diretores dos centros de investigação, docentes e investigadores da FADEUP. Neste encontro, foram analisadas as oportunidades de mobilidade e cooperação académica e cientifica na área do Desporto.

O trabalho agora iniciado vai ter continuidade durante o mês de janeiro de 2020, altura em que delegação da FADEUP – constituída pelo Diretor da Faculdade e Diretor do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIF2D), António Manuel Fonseca, e pelo Diretor do Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL), Jorge Augusto Mota – vai visitar a Universidade Paris Saclay.