Guardados nos armazéns parceiros do Repositório, os materiais recolhidos estão disponíveis para compra num catálogo online lançado no fim do ano passado. (Foto: DR)

Dar uma nova vida aos materiais provenientes de edifícios antigos, obras de reabilitação ou demolições, reduzindo desta forma o desperdício de materiais. Este é um dos principais objetivos do Repositório de Materiais, um projeto do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

A frequentar a mais recente edição da Escola de Startups do UPTEC, a ideia surgiu em 2013, da arquiteta Cláudia Cardoso, partindo do princípio de que muitos dos materiais referidos têm ainda valor económico e patrimonial e podem ser reabilitados e reutilizados. Para além de acrescentar valor ao seu novo local, a sua reutilização reduz de forma eficaz a quantidade de resíduos.

Portas, portadas, janelas, puxadores, azulejos, sanitários, soalho e telhas são apenas alguns exemplos dos materiais guardados nos armazéns parceiros do Repositório e que estão disponíveis para compra num catálogo online lançado no fim de 2017. Até ao momento, os armazéns estão apenas localizados no norte do país e em Lisboa, mas o projeto quer chegar a todo o território nacional.

O caráter inovador do Repositório de Materiais e a relevância no contexto da Economia Circular e Reabilitação Urbana Sustentável têm vindo a ser reconhecidos por diversas entidades. O projeto foi  inclusivamente  referenciado como exemplo no Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal [2017-2020] do Ministério do Ambiente.

Mais informações em http://repositoriodemateriais.pt/.