Solução de drones de asa rotativa funciona de forma autónoma, permitindo uma redução de riscos e otimizando o processo de inspeção de ativos elétricos. (Foto: DR)

O INESC TEC é um dos finalistas da 3.ª edição dos Prémios EDPartners na categoria Inovação, uma iniciativa de âmbito ibérico que tem como objetivo contribuir para a diferenciação de atividades na área de energia e, consequentemente, desenvolver a economia nacional com o reconhecimento dos melhores parceiros do Grupo EDP.

A equipa do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC, constituída por José Almeida, André Dias, Eduardo Silva, Alfredo Martins, Tiago Miranda, Miguel Moreira, Fábio Azevedo, Alexandre Oliveira e André Martins, fez a sua candidatura ao prémio na categoria de Inovação e competiu com mais de 55 projetos nesta área, tendo sido selecionados apenas cinco para passarem à fase seguinte.

“O INESC TEC respondeu a um desafio da EDP Labelec e está a desenvolver com esta empresa uma solução de drones de asa rotativa para inspeção de ativos elétricos, como por exemplo, apoios de média e alta tensão, subestações e pás de aerogeradores. A principal inovação desta solução é funcionar de forma autónoma, permitindo uma redução de riscos e otimizando o processo de inspeção. Esta cooperação com a EDP Labelec permite uma eficaz transferência de tecnologia e responder às necessidades de mercado”, segundo explica José Almeida.

Após uma apresentação do projeto ao painel de jurados, o INESC TEC acabou como um dos três selecionados a comparecer na sessão de encerramento do concurso e entrega de prémios, que decorre no próximo dia 20 de março, em Lisboa, na qual serão conhecidos os vencedores.

A categoria Inovação distingue projetos que demonstrem a capacidade de inovação, uma característica entendida como a implementação de uma solução nova ou significante para a instituição, um produto, processo ou método novo, que seja capaz de reforçar a posição competitiva e realçar a performance ou o conhecimento.

Os Prémios EDPartners são uma iniciativa organizada pela EDP desde 2012, que pretende afirmar a excelência através do reconhecimento dos melhores fornecedores no Grupo e projetar internacionalmente os seus parceiros. Esta edição contou com 172 candidaturas, em cinco categorias diferentes, provenientes de mais de 133 empresas.

Em paralelo, a EDP promove ainda os EDPartners Roadshows, uma atividade que tem como objetivo dar a conhecer fornecedores nacionais junto de empresas nos respetivos mercados de atuação, organizando para isso uma série de eventos de networking.