Equipa foi premiada com o «AOSpine 2019 Discovery and Innovation Award»

O projeto McDISC – Macrophage therapy for intervertebral disc herniation, liderado pela investigadora Carla Cunha, do grupo Microenvironments for New Therapies do i3S, foi recentemente distinguido pela Fundação AOSpine com o «AOSpine 2019 Discovery and Innovation Award». Tendo como principal objetivo potenciar a natural tendência de regressão espontânea de hérnias discais, o projeto foi premiado com cerca de 40 mil euros, o que permitirá validar uma prova de princípio in vivo desta regressão das hérnias.

Segundo a investigadora Carla Cunha, o projeto McDISC é proposto como “uma terapia imunomoduladora clinicamente relevante que visa impulsionar os mecanismos fisiológicos de regressão espontânea da hérnia, o que pode resultar num avanço significativo no tratamento da coluna”.

A hérnia discal é mundialmente reconhecida como a causa principal de cirurgia à coluna. Por estar diretamente associada a forte morbilidade, tem consequências socioeconómicas muito relevantes. Sabe-se que parte das hérnias discais formadas acabam por naturalmente regredir, total ou parcialmente, sem cirurgia, e sabe-se também que a resposta inflamatória é central no processo de regressão espontânea da hérnia discal. É precisamente neste processo de regressão que a equipa formada por Carla Cunha, Susana Santos e Mário Barbosa, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, e o neurocirurgião Paulo Pereira, do Centro Hospitalar de São João, pretende apostar.

Ter conquistado este prémio, sublinha Carla Cunha, é «sinónimo de reconhecimento internacional do trabalho que temos desenvolvido no i3S em conjunto com o CHSJ para endereçar o problema da degeneração do disco intervertebral e hérnia discal». Este prémio permitirá ainda a Carla Cunha tornar-se membro associado do AOSpine Knowledge Forum Degenerative.

A Fundação AOSpine reúne uma vasta comunidade mundial de cirurgiões e investigadores especializados na área da degeneração da coluna vertebral.