Entregue no passado dia 23 de janeiro, o prémio distinguiu a inovação e a variedade de iniciativas promovidas pela campanha Ocean Action. (Foto: DR)

A campanha Ocean Action, promovida pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR), foi a vencedora da categoria Iniciativa de Mobilização dos Green Project Awards 2016, galardões que distinguem anualmente as boas práticas em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável em Portugal.

Lançada em 2016 e financiada pelas EEA Grants, esta campanha de literacia do Oceano vê assim reconhecido ao mais alto nível o seu trabalho na promoção da educação, sensibilização e formação das gerações mais novas e da população em geral para o problema dos resíduos plásticos marinhos.

Entre as iniciativas que decorreram no âmbito da Ocean Action incluíram-se a produção de uma exposição itinerante “Mar Plástico” (uma exposição de grandes esculturas “Monstros Marinhos” para exibição em diversos espaços públicos e nobres da região do Porto), uma peça de teatro original, o desenvolvimento de numerosas atividades experimentais e palestras em escolas, ações de limpeza de praias, um concurso nacional e a produção de vídeos educativos.

As diferentes estratégias e formas de comunicação utilizadas, num diálogo próximo e entre a arte e ciência, são apontadas como um exemplo para atrair a atenção e encorajar a reflexão crítica da sociedade para o problema do lixo marinho e a necessidade da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis pela população.

Os Prémios Green Project Awards 2016 foram entregues no passado dia 23 de janeiro, na Fundação de Serralves.