O projeto «2′ Minutos para mudar de vida», produzido pelo Ipatimup e pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi recentemente distinguido com o Prémio Nacional de Literacia em Saúde (PNLS) 2023, na categoria «Estratégias e intervenção de literacia em saúde para promover a vigilância em saúde e/ou para promover a vacinação». No valor de 5.000 euros, este prémio é atribuído pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, com o apoio da Agência Ciência Viva.

Lançado em 2019, o projeto «2’ Minutos para mudar de vida» tem como principal objetivo promover mudanças de comportamento com o intuito de prevenir o cancro e outras doenças não transmissíveis.

Desta iniciativa resultou a primeira série de ficção sobre prevenção de cancro, constituída por 20 episódios, que foi transmitida na RTP em horário nobre.

Selecionada para festivais nacionais e internacionais, a série soma já vários prémios e distinções, incluindo dois Telly Awards, o Prémio Ciência Viva 2020, o Prémio Especial do Júri Casa das Ciências 2020, o Prémio do público dos MEDEA Awards e a 10.ª edição do Prémio Saúde Sustentável na categoria «Promoção da saúde e prevenção da doença».

Curso online para professores e alunos

Para além de estar presente na web, nas plataformas mobile e nas redes sociais (Facebook e Instagram), o projeto também já chegou às escolas.

“Verificamos que os conteúdos estavam a ser muito utilizados pelos professores, principalmente nos períodos de ensino à distância motivados pela pandemia, e criámos então o Curso online 2’ Minutos para mudar de vida. Trata-se de um recurso pedagógico de acesso livre e totalmente gratuito, que pode ser utilizado tanto na sala de aula como em ensino à distância, e que constitui uma oferta única para professores e alunos», explica Nuno Teixeira Marcos, coordenador da Unidade de Prevenção de Cancro do Ipatimup.

O curso está organizado em 10 módulos que abrangem os fatores de risco de cancro e os comportamentos preventivos, e permite a seleção de conteúdos a explorar na sala de aula e a sua adaptação às necessidades dos alunos.

Estes conteúdos poderão ser aplicados nas disciplinas de Ciências Naturais do 3.º Ciclo, de Biologia e Geologia do Ensino Secundário ou, ainda, no âmbito do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde.

Sobre o Prémio Nacional de Literacia em Saúde

O Prémio Nacional de Literacia em Saúde (PNLS) destina-se a premiar equipas que desenvolvem a sua atividade de investigação ou no terreno, em Portugal, que tenham implementado ou venham a implementar estratégias de literacia em saúde. Estas estratégias devem focar-se em intervenções relacionadas com o melhor acesso, compreensão e uso da informação e dos recursos em saúde, conducentes a ganhos em saúde e bem-estar dos destinatários.

À edição 2023 do galardão candidataram-se 55 entidades, distribuídas pelas duas categorias a concurso.

Para além do «2’ Minutos para mudar de vida», foi também distinguido – na categoria «Estratégias e intervenção de literacia em saúde no domínio da segurança e da capacitação do doente, das associações representativas de doentes e dos cuidadores» – o projeto «Cuido da minha saúde», uma coleção de livros ilustrados sobre saúde destinados ao doente desenvolvida pelo Laboratório Colaborativo Value for Health CoLAB.