O Serviço de Investigação Comunitária e Informação de Desenvolvimento da Comissão Europeia (CORDIS), destacou recentemente o projeto PULSATION, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), na rúbrica “Results in Brief”. A CORDIS é a principal fonte da Comissão Europeia de disseminação de resultados dos projetos financiados pelos programas da União Europeia.

Iniciado em 2018 na sequência da atribuição de uma bolsa individual ‘Marie Skłodowska-Curie’ ao investigador Tiago Campante, do IA e da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), o projeto PULSATION teve como objetivo usar fotometria do satélite TESS (NASA) para sistematicamente detetar e caracterizar exoplanetas que transitam estrelas pulsantes evoluídas.

Os dados do satélite também foram usados para caracterizar estrelas-mãe de planetas já conhecidas, através de fotometria de trânsitos, asterossismologia e medições de velocidade radial posteriores, por observatórios à superfície da Terra.

“O destaque dado ao nosso projeto pela Comissão Europeia é motivo de orgulho para os cientistas nele envolvido, a instituição de acolhimento (CAUP/IA) e o nosso parceiro na área da comunicação, a Ciência Viva”, começa por referir Tiago Campante.

“Numa perspetiva mais alargada, trata-se de um reconhecimento ao mais alto nível da investigação de ponta levada a cabo no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da capacidade dos seus investigadores para atraírem e fazerem uso eficiente de fundos europeus”, destaca o Investigador Principal do PULSATION.

Especialista em física estelar e ciência exoplanetária, Tiago Campante conta com mais de 100 publicações em revistas científicas da especialidade. (Foto: DR)

O resultado desta ação tem o potencial de fornecer uma nova visão sobre alguns dos problemas atuais em ciência exoplanetária, nomeadamente, a taxa de formação de planetas gigantes gasosos em função da massa da estrela, a correlação entre a metalicidade da estrela e a formação de planetas gigantes à volta de estrelas evoluídas e a estrutura dos planetas gigantes gasosos.

O projeto PULSATION também tinha como propósito chamar a atenção do público para o tema cada vez mais cativante que são os exoplanetas. Como parte desta ação, foi organizado, em parceria com a Rede de Centros Ciência Viva, o ciclo de conversas públicas “à Descoberta do Universo”.

Ao longo de vários meses, este ciclo levou Tiago Campante e vários investigadores convidados a 12 Centros Ciência Viva, espalhados de Norte a Sul do país.

Tiago Campante numa das conversas “À descoberta do Universo”. (Foto: DR)

Os Results in Brief do projeto PULSATION estão disponíveis aqui (em inglês).