Uma equipa de estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) conquistou o Prémio da Revista da Associação Portuguesa de Horticultura na competição “24H AGRICULTURA Syngenta” que teve lugar em Santarém nos dias 9 e 10 de abril.

A equipa “Plantabelhas“, constituída por Maria João Campos, João Cardoso, Damien Clairbois, David Guarani e Thauan Azeredo, todos estudantes do primeiro ano do Mestrado em Engenharia Agronómica, destacou-se entre as 30 equipas em competição com o “Projeto Mirt4.0″. No âmbito deste projeto, os estudantes da FCUP elaboraram um artigo que será publicado na edição de junho da revista da Associação Portuguesa de Horticultura.

“O artigo que desenvolvemos aborda a monitorização em tempo real do processo produtivo e avaliação da variabilidade espacial da produtividade em mirtilos, o que contribui para a eficiência na tomada de decisões”, conta Maria João Campos.

O Mirt4.0 tem como objetivos principais otimizar a produção de mirtilo, reduzir os desperdícios e monitorizar em tempo real a produção. O projeto baseia-se num encadeamento de procedimentos que se iniciam com a recolha de dados em tempo real, em parceria com a Syngenta, utilizando a plataforma Cropwise Protector para recolha e visualização no telemóvel de dados relativos ao índice de vegetação, temperatura à superfície do solo, humidade do solo, o clima e mapas de aplicação de fertilizantes, entre outros.

Os participantes das “24H AGRICULTURA Syngenta®” foram submetidos a provas teóricas e práticas, para compreender e aprofundar conhecimentos sobre a Agricultura 4.0.

Participaram nesta competição três equipas de estudantes do Mestrado em Engenharia Agronómica da FCUP.

Também participaram na competição mais duas equipas da FCUP: os “Agro 5”, constituída por Luís Carreira, Manuel Celestino, Francisco Fontes, Rute Duarte e Mónica Freitas, e os “BioAgro”, de Raquel Rodrigues, Sara Batista, Henrique Pereira, Rubén Ferreira e Marcelo Bramante – todos estudantes do Mestrado de Engenharia Agronómica da FCUP e sócios do IAAS Porto (sigla em inglês para International Association of Students in Agricultural and Related Sciences – Porto Committee).

Sobre a iniciativa

A 5.ª edição das 24 HORAS DE AGRICULTURA Syngenta®, organizada sob orientação científica e pedagógica da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), decorreu em Santarém, em 9 e 10 de abril de 2022, mais concretamente na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém.

O tema central da edição 2022 foi a “Agricultura 4.0”. Esta edição propôs aos futuros agrónomos uma visão mais tecnológica​ e avançada dos métodos utilizados.

Ao longo do evento, os participantes foram envolvidos em diversas atividades desde a Prova de insetos, Análises Físico Químicas ao vinho, deteção remota, pulverização, compostagem, às plantações, rega e drenagem. Fizeram ainda um pitch para o vereador da Câmara Municipal de Santarém sobre agricultura de precisão e durante a madrugada e foram ainda desafiados a participar num peddy paper dentro da Quinta da Escola agrária, procurando responder às 41 perguntas sobre a agricultura dispersas pela área, entre muitas outras atividades.