jorge-lima_300_200

Jorge Lima (Fotos: Fraunhofer Portugal)

É uma nova aplicação que facilita o processo de resolução de problemas de passageiros com voos cancelados ou adiados e foi premiada no âmbito do Fraunhofer Portugal Challenge 2016. Desenvolvida por Jorge Lima, estudante da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), a app permite ao utilizador comunicar diretamente com a companhia aérea, representada por um agente de software ‘inteligente’.

Com o sistema agora distinguido, o passageiro afetado pelo cancelamento de um voo tem a possibilidade de formular o que pretende, indicando as suas opções quanto aos voos de ligação, horários e tempos de espera. “O agente, por sua vez, envia de volta argumentos no mesmo âmbito, validando ou rejeitando as escolhas”, adianta Jorge Lima.

“Todas as pessoas que viajam de avião estão sujeitas a possíveis atrasos nos seus voos, consequência da ocorrência de eventos inesperados”, continua o estudante da FEUP. “Para as companhias aéreas, esta é uma solução para melhorarem os seus serviços, diminuírem custos e aumentarem a fidelização dos clientes, o que “leva a um aumento da receita”, esclarece Jorge Lima.

Na opinião do estudante de engenharia informática esta troca de argumentos entre o passageiro e a companhia aérea na discussão de alternativas acaba por levar “à obtenção de uma solução ótima quer para o passageiro, quer para a companhia”.

O projeto de criação desta nova aplicação surgiu como proposta de dissertação do mestrado, no seguimento de um trabalho de investigação anterior, denominado MASDIMA – Gestão de Disrupções no Centro de Controlo de uma Companhia Aérea.

Além de Jorge Lima, foram também premiados mais cinco projetos pela Fraunhofer Portugal, tendo sido distinguidos investigadores e estudantes das universidades de Aveiro, de Coimbra e de Lisboa.

Sobre o Fraunhofer Portugal Challenge

Organizado desde 2010, o Fraunhofer Portugal Challenge procura encorajar a cooperação entre a indústria e a comunidade científica, motivando e premiando a investigação de utilidade prática através da atribuição de um prémio a estudantes e investigadores que melhor contribuam para a filosofia que sustenta a visão do Fraunhofer AICOS: ‘Alargar o Âmbito da Sociedade da Informação e Conhecimento’, bem como a sua missão de criar ‘Tecnologia Notável, Fácil de Usar’.

As ideias a concurso são baseadas em teses de Mestrado ou Doutoramento e contemplam uma vertente prática, ou seja, são orientadas para o mercado, com aplicabilidade na indústria ou no quotidiano da vida das pessoas. Anualmente, são distinguidas as melhores ideias nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), multimédia e ciências relacionadas.