O projeto ARROW – Improvement of Research and Innovation Skills in Mongolian Universities está em fase de conclusão e é já possível fazer um balanço da participação da U.Porto neste esforço internacional para capacitar as universidades da Mongólia nos domínios da investigação e inovação.

Uma das grandes iniciativas do projeto foi a criação de um programa de mentoria, envolvendo estudantes e investigadores juniores das universidades da Mongólia e investigadores seniores das universidades europeias. A estes últimos seria dada a responsabilidade de orientar, supervisionar e escrutinar a produção científica dos jovens investigadores mongóis.

Para tanto, foi criado um painel de mentores, 25 dos quais pertencem à U.Porto e são especialistas nas diferentes áreas científicas: Ciências da Saúde (a área mais representada), Ciências Naturais, Ciências Sociais, Engenharia, Economia e Artes e Humanidades. De entre os mentores constam diretores de centros de investigação da U.Porto e docentes e investigadores em posições de liderança quer nas suas faculdades e institutos de I&D, quer inclusivamente em entidades externas.

Formação com excelente feedback

São também dignas de nota as formações e workshops realizados pela U.Porto no âmbito do projeto ARROW. Destaque para o curso de Estatística, que teve lugar em julho de 2019 e contou com a colaboração de Óscar Felgueiras, docente e investigador da FCUP. Com quatro dias de duração (incluindo avaliação), o curso envolveu cerca de 60 participantes.

Através do Serviço de Investigação e Projetos, a Universidade do Porto organizou, também em julho de 2019, um workshop sobre redação de propostas de projetos para angariação de financiamento, uma formação cuja importância foi realçada pelos participantes na avaliação feita ao workshop.

Mais recentemente, em março de 2021, a U.Porto realizou um workshop sobre disseminação, comunicação e desenvolvimento de projetos financiados, com destaque para projetos no quadro do Erasmus+ da União Europeia e do Horizonte Europa. Intitulado “Sharing and making use of project results and actions”, este workshop, que decorreu em formato online, contou com cerca de 30 participantes.

Resta dizer que o projeto ARROW foi formalizado em maio de 2019 e reúne 15 parceiros internacionais, dos quais 11 são universidades públicas e privadas da Mongólia e quatro são instituições europeias. O projeto é coordenado pela Universidade de Las Palmas da Grã-Canária, de Espanha, e, para além da U.Porto, conta ainda com a Fundação Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Las Palmas e com a Universidade Szczecin, da Polónia.

Os principais objetivos do ARROW são a promoção e reforço das capacidades de investigação dos estudantes, investigadores e professores mongóis, ao nível da escrita científica, análise de dados, produção de resultados científicos, preparação de candidaturas a financiamento e aprendizagem da língua inglesa.