Prémios vão distinguir as boas práticas das organizações em termos de igualdade e conciliação entre o trabalho e a família. (Foto: Dr)

Encontram-se abertas até 18 de maio as candidaturas à primeira edição dos prémios do projeto GEMCAT – Geração de Emprego de Qualidade Transfronteiriço, uma iniciativa que tem a Universidade do Porto como entidade parceira e que vai reconhecer as empresas da Península Ibérica que se destaquem por ter políticas de conciliação entre o trabalho e família, bem como políticas de igualdade.

Organizado pelo município de Braga e da CIM Alto Minho, também parceiros do projeto GEMCAT, este concurso visa promover e incentivar a incorporação da igualdade de oportunidades e a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal na gestão dos recursos humanos das organizações. Pretende-se ainda tornar visíveis as organizações que adoptam estes modelos de gestão e reconhecer as boas práticas em termos de igualdade e conciliação das organizações.

As candidaturas são abertas a empresas privadas transfronteiriças (com sede na zona transfronteiriça e/ou atividade transfronteiriça) e podem ser submetidas através do preenchimento do respetivo formulário online. Os termos e condições do concurso podem ser consultados aqui.

Os prémios serão entregues no dia 18 de junho, numa cerimónia a decorrer no edifício da Reitoria da U.Porto.

O projeto GEMCAT é financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha/Portugal (POCTEP) e tem como coordenadora a Secretaria Geral de Emprego da Junta da Galiza. Para além da U.Porto, , através do seu Gabinete de Apoio ao Estudante e Empregabilidade, são parceiros integrantes deste projeto a CIM do Alto Minho, a Conselleria da Educação e Emprego da Junta de Extremadura, o Município de Braga e a Consellería de Emprego da Junta de Castela e Leão.