O projeto CROPEO, liderado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e que conta com a colaboração da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), é um dos 12 finalistas à 7ª. edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, um galardão destinado a projetos de carácter inovador nos sectores da Agricultura, Agroindústria e Floresta.

Nomeado na categoria “Alimentação, Nutrição e Saúde”, o CROPEO tem como objetivo a proteção de cereais armazenados contra pragas e doenças, com especial foco na proteção de grãos de milho.

No âmbito deste projeto, que conta já com uma patente nos Estados Unidos, foi desenvolvido um dispositivo agrícola que permite manter cereais e sementes armazenados em silos livres de fungos e insetos. Este dispositivo contém óleos essenciais, com atividade inseticida e fungicida, e permite uma libertação contínua e controlada dos seus voláteis, apresentando desta forma uma solução sustentável que garante a segurança alimentar nos países em desenvolvimento, com acesso limitado a recursos de proteção de cereais armazenados.

Foi precisamente a “elevada degradação de alimentos armazenados nos países subdesenvolvidos” que levou, Margarida Bastos, investigadora do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE) da FEUP, a coordenar uma equipa de investigadores para trabalhar neste dispositivo.

Margarida Bastos, responsável do projeto, com a equipa FEUP/LEPABE. (Foto: DR)

Nesta equipa de investigadores está também um grupo do Laboratório de Proteção das Culturas do GreenUPorto. Na FCUP, mais concretamente no Campus de Vairão, estão a ser testadas diferentes combinações de óleos essenciais. “No total foram preenchidos 108 frascos e 6 bidões com 462 Kg de milho previamente tamisados”, explica Ana Aguiar, docente da FCUP e investigadora do GreenUPorto.

“Ao longo de seis meses, têm sido recolhidas amostras mensais de forma a avaliar os efeitos inseticidas e fungicidas dos óleos testados, através da análise da mortalidade dos insetos, aferição dos danos nos grãos, identificação dos fungos e medição da quantidade de farinha de milho resultante do desenvolvimento destes organismos”, acrescenta.

Dentro dos bidões, testam-se ainda temperatura e humidade, o que permite  uma monitorização em tempo real do desenvolvimento das atividades metabólicas dos insetos e fungos.

Estes ensaios estão a ser desenvolvidos sob a responsabilidade de Ana Aguiar, Pedro Sousa, estudante do Mestrado em Engenharia Agronómica na FCUP, e Joana Neto, investigadora da GreenUPorto, sob a coordenação Margarida Bastos, do LEPABE/FEUP.

Margarida Bastos com a equipa do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. (Foto: DR)

Os projetos vencedores do à 7ª. edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola serão conhecidos esta quinta-feira, dia 4 de fevereiro. Aos cinco vencedores será atribuído um prémio monetário no valor de  mil euros.

Ao finalista que se destaque enquanto Jovem Empresário Rural será ainda concedida uma menção honrosa no valor de 2.500 euros.

Sobre o CROPEO

O CROPEO tem origens no ‘Microprotect’, um projeto iniciado em 2012, na FEUP, e cujo objetivo, à época, era iniciar uma linha de investigação sobre o uso de óleos essenciais encapsulados para proteção de cereais e leguminosas armazenados.

Em 2015 o projeto evoluiu para o ‘CROPEO’, despoletando várias candidaturas a programas de apoio à inovação. O BIP Proof – Programa de Atribuição de Apoios para Prova de Conceito da Universidade do Porto – foi um deles, tendo o ‘CROPEO’ sido, em 2018, um dos 10 projetos financiados.

Participam ainda neste projeto o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.