Uma equipa de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) acaba de ser distinguida com uma bolsa atribuída pelo prestigiado Instituto Nacional de Saúde e Investigação Médica (INSERM) francês. O financiamento – que ascende aos 60 mil euros –  será aplicado num estudo pioneiro no domínio da hipertensão pulmonar, que contará com a colaboração do INSERM UMR_S 999, um dos principais centros de renome mundial na área.

Intitulado “3PH” (Paris-Porto Pulmonary Hypertension Collaborative Laboratory), o projeto agora premiado vai permitir, mais concretamente, estudar a ligação entre a origem da patologia a nível das artérias do pulmão e as suas consequências no coração.

Como explica Pedro Ferreira, investigador da Unidade de Investigação Cardiovascular (UnIC) da FMUP, “a hipertensão pulmonar é uma patologia heterogénea, com múltiplas causas, o que complica muitas vezes o seu diagnóstico”. Nos casos mais graves, a doença pode originar insuficiência cardíaca e até a eventual morte dos pacientes.

“Com o aumento da pressão nas artérias pulmonares, o coração é obrigado a trabalhar mais, de forma a poder «vencer» este aumento de pressões, e ser capaz de continuar a bombear o sangue de uma forma eficaz”, complementa o investigador.

Parceria para o futuro

Com um financiamento anual de 12 mil euros, que será mantido até 2026, a parceria vai possibilitar a transferência de conhecimentos no campo da hipertensão arterial pulmonar, um dos cinco grupos em que se divide atualmente a doença, e do qual a taxa de mortalidade continua a apresentar valores elevados.

O objetivo passará então por aliar a experiência da FMUP na área da investigação cardiovascular, e do laboratório francês, sediado no Hospital Marie Lannelongue (Paris), focado no estudo da patologia pulmonar.

“Esperamos contribuir com novo conhecimento científico, que permita não só conhecer melhor a doença, permitindo um diagnóstico mais eficaz, como também a descoberta de novas vias de sinalização que abram caminho ao desenvolvimento de novos medicamentos”, conclui Pedro Ferreira.

Sobre o Prémio

Esta foi a primeira edição do concurso  Projet de Recherche International (PRI) Inserm édition 2020, patrocinado pela INSERM.

Pensado com o objetivo de criar novas parcerias entre os laboratórios franceses e outros laboratórios estrangeiros, o concurso premiou 15 dos 70 projetos submetidos durante o último ano, tendo como principais critérios a qualidade científica, as equipas envolvidas, a pertinência da colaboração e o impacto do projeto.