Um projeto sobre as alterações metabólicas no cancro de mama no doente obeso, que está a ser liderado por Carla Luís, investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi recentemente distinguido com uma bolsa de investigação no valor de 13.500 euros pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e a Ausonia.

Focado na identificação das diferenças metabólicas existentes em pacientes com cancro de mama obesos e com peso normal, este projeto está a ser realizado no âmbito da colaboração entre um grupo de investigadores da FMUP e o Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE (IPO-Porto).

“O nosso grupo analisou mais de 2 mil doentes com cancro de mama diagnosticados no IPO-Porto e os resultados preliminares demonstraram diferenças significativas em doentes com diferentes índices de massa corporal”, revela Carla Luís, estudante do Programa Doutoral em Metabolismo – Clínica e Experimentação da FMUP, a desenvolver a sua investigação no grupo «Metabesity» do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da U.Porto.

Os dados mostram, por exemplo, que os doentes com cancro de mama e obesidade são diagnosticados numa idade mais tardia e que têm frequentemente menos história familiar de cancro. Observam-se também diferenças no estádio do tumor, na incidência de cancro bilateral, no tipo de cirurgias, entre outras.

Identificar terapias específicas

De acordo com os autores, o cancro e a obesidade são duas patologias intimamente ligadas, sendo o cancro de mama um dos tipos de cancro mais influenciado pela obesidade.

Face ao aumento da obesidade e da incidência crescente do cancro de mama, “é necessária uma abordagem mais incisiva acerca dos efeitos da obesidade neste tipo de cancro por parte da comunidade científica”, constata Carla Luís, que é também licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências (FCUP) e mestre em Medicina e Oncologia Molecular pela FMUP.

Com este projeto, os investigadores acreditam que poderão ser identificados mecanismos metabólicos que caracterizem os doentes de cancro de mama com excesso de peso e obesidade, “podendo estes beneficiar de estratégias terapêuticas específicas dirigidas às alterações metabólicas, e distintas dos doentes com peso normal”.

Para além de Carla Luís, integram ainda esta equipa de investigação os cientistas Raquel Soares (FMUP/ i3S), Rúben Fernandes (Universidade Fernando Pessoa), Deolinda Sousa Pereira (IPO-Porto) e Rute Fernandes (IPO Porto).

No âmbito da 4.ª edição das Bolsas de Investigação Médica LPCC/Ausonia – Cancro da Mama, esta iniciativa atribuiu ainda uma outra bolsa de investigação a um projeto do i3S sobre cancro da mama que visa melhorar o diagnóstico, tratamento e prevenção da doença metastática.