O projeto foi coordenado por Teresa Amaral (na foto, com o prémio), professora da FCNAUP. (Foto: DR)

O Projeto Nutrition UP65, promovido pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), foi o vencedor, na categoria de Investigação & Desenvolvimento, da edição 2018 dos Food & Nutrition Awards, iniciativa que distingue anualmente os melhores produtos, projetos e iniciativas nacionais ligadas à inovação e ao empreendedorismo no setor agroalimentar e ciências da nutrição.

Coordenado pela docente da FCNAUP, Teresa Amaral, o Nutrition UP 65 teve por objetivo melhorar o conhecimento sobre o estado nutricional da população idosa em Portugal, uma área do estudo da saúde da população onde ainda não existiam dados concretos sobre o cenário nacional.

Para além da recolha de dados sobre o estado nutricional dos idosos portugueses, o projeto envolveu várias ações de formação com profissionais de saúde que lidam com aquela população. (F0to: DR)

Para isso, os investigadores dedicaram o primeiro semestre de 2016 a recolher dados do estado nutricional de 1500 portugueses com mais de 65 anos de idade. Este trabalho permitiu identificar alguns dos principais problemas nutricionais que atingem aquela população, tais como a elevada taxa de obesidade (39%), desnutrição (que afeta cerca de 15% dos idosos, com especial prevalência nas  mulheres), hipohidratação (detetada em mais de um terço da amostra), défice de vitamina D (70%), ou o consumo excessivo de sal (85%)

Finalizado em abril de 2017, o projeto incluiu ainda a dinamização de uma rede de voluntários que viajou por todo o país com a missão de administrar formação básica – em alimentação saudável e em planeamento e preparação de refeições – a pessoas idosas e aos respetivos prestadores de cuidados. Foi ainda desenvolvido um curso – intitulado “Estratégias alimentares e nutricionais para pessoas idosas em contexto clínico” – destinado a profissionais de saúde, com o objetivo de dotá-los “com conhecimentos e ferramentas que lhes permitam uma abordagem mais qualificada aos problemas de saúde específicos da população idosa”.

O Projeto Nutrition UP65 foi o vencedor do Food & Nutrition Awards 2018, na categoria Investigação & Desenvolvimento!…

Publicado por Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em Quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Para além do primeiro prémio, a U.Porto arrecadou ainda uma menção honrosa na categoria de Investigação & Desenvolvimento dos Food & Nutrition Awards 2018. A distinção coube ao HoneyOrigin, um projeto desenvolvido por investigadores do LAQV-REQUIMTE/ Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP) e do Instituto Politécnico de Bragança, que visa apoiar a deteção de situações de fraude na comercialização do mel. Para isso, propõe-se uma metodologia inovadora, baseada na adição de açúcares no produto e na verificação da sua origem botânica e/ou geográfica.

No total, a nona edição dos Food & Nutrition Awards distinguiu 16 projetos – selecionados a partir de mais de 60 candidaturas – em quatro categorias: Investigação & Desenvolvimento, Educação Alimentar, Produto Inovação e Sustentabilidade Alimentar.

A cerimónia de entrega de prémios teve lugar durante a Conferência Alimentação do Futuro, que decorreu no passado dia 16 de outubro, em Lisboa, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação.

Mais informações em foodandnutritionawards.pt.