A Escola do Movimento, clube de atletismo que desenvolve a sua atividade em sinergia com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), foi eleita pelo jornal O Jogo como um dos três melhores projetos desportivos nacionais dos últimos 35 anos, numa eleição que avaliou projetos de várias modalidades desportivas.

Considerado o maior clube de atletismo da cidade do Porto, a Escola de Movimento, que nasceu em 2005 e utiliza as instalações da Faculdade de Desporto para a sua atividade, é coordenada pelos docentes do Gabinete de Atletismo da FADEUP. Entre os seus treinadores contam-se também vários alumni da faculdade, que se juntam aos atuais estudantes que representam o clube enquanto atletas.

É, também, no Centro de Treino da Escola do Movimento que os estudantes de Metodologia do Treino II e III da FADEUP têm, pela primeira vez, contacto com a componente prática do processo de treino.

Aposta no treino de alto rendimento

Com 130 atletas entre os 6 e os 60 anos de idade, e apesar de a formação desportiva de base ser a pedra angular do projeto, uma das apostas fortes da Escola é o apoio ao treino de alto rendimento.

Entre os atletas que nasceram” na Escola do Movimento incuem-se nomes como Hemilton Costa, um dos sete melhores saltadores paralímpicos do mundo, Carlos Nascimento, estudante da FADEUP e maior velocista nacional da atualidade, ou Ivo Tavares, antigo estudante da faculdade e destaque nacional no salto em comprimento. Estes dois últimos continuam, de resto, a cumprir os seus planos de treino com supervisão da Escola, apesar de estarem contratualmente ligados a Sporting e Benfica, respetivamente.

Filipe Conceição e Pedro Guimarães são dois dos docentes coordenadores da Escola do Movimento. (Foto: FADEUP)

Para Filipe Conceição, docente do Gabinete de Atletismo da FADEUP e um dos responsáveis pela Escola do Movimento, esta distinção representa o “reconhecimento pelo trabalho realizado ao longos dos anos e é também o reconhecer do apoio ao desenvolvimento do atletismo e formação de estudantes que a FADEUP tem prestado”.

O Prémio O Jogo 35 anos integra as comemorações do jornal desportivo portuense fundado em 1985, a 22 de fevereiro.