O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) recebeu, no passado dia 7 de novembro, o 2.º encontro anual do Projeto ATLANTIDA. Ocasião que serviu para juntar os diferentes parceiros e stakeholders do projeto pioneiro liderado pela U.Porto, e que visa potenciar a expertise de uma equipa multidisciplinar do consórcio UNorte.pt (U.Porto, Universidade do Minho e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e do CIIMAR, mobilizando ainda outras seis unidades de I&D.

Focado no desenvolvimento de uma plataforma de monitorização do Oceano Atlântico Norte e de ferramentas para a exploração sustentável dos recursos marinhos, o Projeto ATLANTIDA está estruturado em cinco Linhas de Investigação, cada uma delas organizada em duas a quatro atividades de I&D. Estas incluem desde a monitorização e modelação oceânica e costeira, ao estudo e compilação de biobancos marinhos como ferramentas para a biotecnologia marinha, entre vários outros exemplos.

Nestes segundo ano do projeto, o trabalho avançou em todas as linhas de investigação, com atividades diversas que vão desde a coleta, análise ou modelagem da água do oceano, seus sons, batimetria, energia das ondas ou comunidades de macroalgas, a investigações sobre as características físicas, térmicas, de circulação e dinâmica do fundo do mar.

Atividades de campo permitiram ainda uma avaliação, em aquicultura, da ocorrência e efeito dos microplásticos em tecidos e no desenvolvimento de peixes, para além do potencial das larvas de moscas ou ácido oleico em farinhas de peixes.

As quatro instituições envolvidas no ATLANTIDA têm uma longa história de colaboração e iniciativas conjuntas. Esta multidisciplinaridade tem ainda possibilitado o desenvolvimento de biobancos de microrganismos marinhos, a par de uma seleção de macroalgas e invertebrados marinhos como modelos para estudos ou extração e avaliação dos seus compostos e propriedades dos biomateriais.

Mostrar o trabalho feito

O encontro no CIIMAR incluiu uma manhã de reuniões técnicas entre os parceiros do projeto. Já a tarde foi dedicada à divulgação do projeto e respetivos resultados junto de um conjunto de entidades convidadas.

Entre os vários stakeholders que marcaram presença, contaram-se representantes das Capitanias da Autoridade Marítima Nacional, das Águas e Energia do Porto, Viana Pesca, bem como a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

O presidente do CIIMAR, Vítor Vasconcelos, foi um dos intervenientes do encontro. (Foto: DR)

Com um orçamento de cerca de 3 milhões de euros, o projeto ATLANTIDAPlatform for the monitoring of the North Atlantic Ocean and tools for the sustainable exploitation of the marine resources é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020), Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.