A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) recebeu, no passado dia 6 de maio, a 18.ª edição do ToPAS – Torneio de Programação para Alunos do Secundário, uma iniciativa organizada pelo departamento de Ciência de Computadores da FCUP,  que este ano assinala 21 anos desde a sua criação.

Este foi um regresso há muito aguardado desta competição, depois de dois anos de interregno devido à pandemia de Covid-19.

Recorrendo a um único computador, os participantes tiveram quatro horas para resolver oito problemas, programando em linguagens como o C/C++, Java e Pascal. Pretende-se deste modo estimular os alunos a interessarem-se pela área de Ciência de Computadores, e, quem sabe, a descobrirem a sua vocação num dos cursos da FCUP.

A edição foi marcada por um recorde conseguido pela equipa vencedora. Os TLE++, do Colégio Internato Claret, conseguiram resolver a totalidade dos oito problemas em apenas uma das quatro horas de competição. Este ano o júri decidiu acrescentar um novo problema, mais difícil, mas nem isso travou a equipa vencedora.

No segundo lugar do pódio ficaram os Codebros, da Escola Secundária Lima-de-Faria, de Cantanhede, e a terceira posição foi ocupada pelos Hable, do Colégio de Gaia.

Os vencedores receberam prémios oferecidos pela organização. Foi ainda distribuído um certificado por todas as equipas participantes.

Iniciativa contou com a participação de 18 equipas provenientes de escolas do Norte e do Centro do país. (Foto: DR)

“É sempre difícil montar por um lado um programa que seja aliciante e que por outro lado seja desafiante, porque há diferentes níveis nas equipas. Temos alunos a participar que se estão a preparar para outras competições mais avançadas e temos outros com menos experiência”, conta José Paulo Leal, docente da FCUP responsável pela organização do TOPAS.

Não é caso para menos. Na equipa vencedora, que surpreendeu o júri da competição, está Tiago Marques, um dos apurados nas Olimpíadas Nacionais de Informática e que irá representar Portugal a nível internacional. “A nível de sites de preparação internacionais é o terceiro português melhor pontuado”, refere.

As Olimpíadas Nacionais de Informática, cuja final está marcada para o próximo dia 14 de maio, são, aliás, uma das competições organizadas pela FCUP.

Neste ano, que contou com uma edição mais amiga do ambiente, sem os habituais balões de hélio, participaram 18 equipas provenientes de escolas do Norte e do Centro do país.