Matosinhos recebe a primeira atividade de 2012/2013 do Programa Vida+

No próximo dia 25 de outubro, a praia de Matosinhos recebe o “Movimento na Cidade”, a primeira atividade deste ano letivo no âmbito do Programa Vida+, destinado aos aposentados e seniores da Universidade do Porto.

Com ponto de encontro marcado junto à estátua de homenagem às vítimas do naufrágio de 1947, de José João Brito, o historiador Joel Cleto guia o grupo num passeio a pé pelo património e pela história de Matosinhos. Após o passeio (marcado para as 15 horas e com duração prevista de 1h30), uma sessão com a gerontóloga Natália Duarte apresenta sugestões sobre como melhor introduzir a atividade física no quotidiano. No final da tarde, um formador do Gabinete de Apoio ao Desporto da U.Porto (GADUP) irá ajudar o grupo a pôr em prática os conselhos fornecidos na sessão anterior.

Ao longo do ano, o Programa Vida+ irá continuar a apresentar ações de promoção da saúde e bem-estar dos colaboradores seniores e aposentados da Universidade, com atividades culturais e de educação para a saúde. As inscrições podem ser efetuadas no Serviço de Integração Académica e Bem-Estar do Departamento de Integração Académica, Saúde e Desporto dos SASUP, através do e-mail [email protected] ou pelo telefone 222074160.

Sobre o Programa Vida+

O Programa Vida+ surge como parte do conceito de “responsabilidade social” da Universidade do Porto e, numa perspetiva de promoção da qualidade de vida, representa um reforço e alargamento das respostas sociais às necessidades e dificuldades de todos os que participam profissionalmente (ou participaram) na vida da Universidade do Porto. Embora aberto a todos os colaboradores da U.Porto, o programa dedica especial atenção aos seniores da U.Porto (mais de 50 anos de idade).

O novo plano do Vida+ foi preparado em conjunto pela Unidade de Investigação sobre Adultos e Idosos (UNIFAI) do Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar e pelo Serviço de Integração Académica e Bem-estar – Departamento de Integração Académica, Saúde e Desporto dos Serviços de Ação Social (SASUP).