O Programa UT Austin Portugal, uma parceria entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Universidade do Texas em Austin, ao abrigo da iniciativa do Governo Português GoPORTUGAL – Parcerias Globais de Ciência e Tecnologia para Portugal, comemora, em 2022, o seu 15.º aniversário.

Coordenado desde 2018 pelo INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, o Programa UT Austin Portugal tem como objetivo promover o conhecimento em áreas emergentes da Ciência e Tecnologia, através do apoio à investigação, formação avançada, transferência de tecnologia e inovação.

Para marcar o início das comemorações, foi lançado, no passado dia 15 de fevereiro, um logótipo alusivo à celebração, com o mote “Celebrate With Us”, convidando toda a comunidade a fazer parte deste marco histórico.

Ao longo dos últimos 15 anos, esta parceria contribuiu para a criação de um ecossistema de inovação transatlântico, aproximando e promovendo a colaboração entre universidades, institutos de investigação e empresas de Portugal e da Universidade do Texas, com principal destaque para UT Austin. 

Desde a sua fundação, em 2007, o Programa UT Austin Portugal já envolveu mais de 50 instituições, mais de 300 estudantes e investigadores, financiou mais de 80 projetos ao longo da cadeia de valor, e apoiou a capacitação de vários gabinetes de transferência de tecnologia da academia em Portugal. Coube-lhe ainda o desenvolvimento, via exposição internacional, de diversas empresas de base científica e tecnológica entre as quais se contam unicórnios como a Feedzai ou a Sword Health. 

Aposta na investigação de ponta

O Programa encontra-se neste momento na Fase 3, iniciada em 2018 e com término em 2023, promovendo iniciativas de formação avançada e I&D centradas em quatro áreas científicas principais: Interação Espaço-TerraComputação AvançadaFísica Médica, e Nanotecnologia, às quais se junta a área transversal de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, que sucede à rede UTEN (University – Technology – Enterprise Network).  

Desde 2018, o Programa já financiou cerca de 23,5 milhões de euros em projetos de investigação exploratória e industrial, em tópicos que vão desde o desenvolvimento de novas terapêuticas para o cancro, passando pela criação de revestimentos baseados em nanomateriais para aumentar o tempo de vida de ferramentas de produção utilizadas em indústrias altamente exigentes, ou a reconversão de plataformas petrolíferas em estruturas de produção de energia eólica offshore.  

A direção do Programa em Portugal encontra-se a cargo de José Manuel Mendonça e de Rui Oliveira, respetivamente presidente e administrador do INESC TEC, com a direção executiva a cargo de Andreia Passos